Setúbal cancela festas de Natal e Ano Novo mas mantêm iluminação

Este ano não há a chegada do pai Natal nem pista de gelo, mercado ou festa de passagem de ano 

A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, anunciou através das redes sociais o cancelamento de “todas as iniciativas natalícias integradas no Setúbal Christmas Fest”, [um dos eventos de Natal mais conhecido do país], devido à pandemia, num ano que descreve como de “especiais dificuldades”. Apesar do cancelamento de algumas das atividades previstas a autarquia  vai manter nas ruas da cidade e, em alguns edifícios municipais, as tradicionais iluminações e decorações natalícias para que o "espírito do Natal" não se perca. A árvore de Natal vai continuar a "acesa" na Avenida  Luísa Todi. O fim do ano azul também foi cancelado, ainda que haja a hipótese de haver fogo de artifício para dar as "boas novas" a 2021. As festas de Natal e Ano Novo teriam um orçamento de mais de meio milhão de euros, aprovado  em Setembro, em reunião pública do executivo. 

Pandemia "suspende" o Natal na  cidade 
Nos últimos anos o Natal - e o Fim de Ano Azul - são sinónimos de festa, alegria, união e muita cor pelas ruas, praças e jardins da cidade. Por essa altura, Setúbal "abre as portas" a milhares de visitantes para receberem o pai Natal, o mercado e tantas outras surpresas que já fazem da festa de Natal da cidade, uma das mais importantes do país. Mas este ano o Natal será diferente devido ao vírus que mudou o mundo.  

Ainda assim, pelas ruas da cidade, já se sente um espírito natalício com a instalação das luzes e das decorações típicas da quadra. No entanto, este ano, as iniciativas do programa municipal do Setúbal Christmas Fest vão decorrer num formato diferente.  A informação foi avançada pela presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, na sua página de Facebook
Na lista das atividades canceladas está a Aldeia de Natal e a pista de gelo que, ano passado, criaram um cenário polar no jardim do Bonfim; o Mercado de Natal que, desde 2018, ocupa a Praça de Bocage; “assim como as várias animações de rua associadas a estas iniciativas”, revela a autarca.
Quanto ao já característico Fim de Ano Azul, celebrado na zona ribeirinha por milhares de setubalenses e visitantes, este ano também “não se realizará”. Fica apenas em aberto o possível lançamento de fogo-de-artifício em alguns pontos da cidade, “embora esta opção esteja ainda em análise”.
Apesar dos vários eventos cancelados, Maria das Dores Meira destaca que as iluminações de Natal se mantêm “em várias ruas e avenidas do concelho” referindo que a época “deve ser celebrada porque, mesmo com a pandemia em curso, a vida continua”.
Mais decorações natalícias podem ser visitadas na Casa da Baía, Forte de São Filipe, Moinho de Maré da Mourisca, Loja Coisas de Setúbal, Ecoparque, Mercearia Confiança de Troino, Cais da Gávea, Postos de Turismo de Azeitão e do Cais de Embarque do Catamarã. Assim como na Casa da Cultura, Fórum Municipal Luísa Todi, Pousada da Juventude, Galeria do Banco de Portugal, Museu do Trabalho, Biblioteca Municipal, Museu de Setúbal, Edifício Sado, Edifício dos Ciprestes e Ninho de Empresas do Mercado do Livramento.

Autarquia aprovou em Setembro meio milhão para as festas de Natal e Ano Novo 
Pai Natal só regressa em 2021 a Setúbal 
Além das iluminações nas principais artérias da cidade, as habituais decorações natalícias em edifícios municipais também podem ser apreciadas. Estes edifícios, entre os quais consta os Paços do Concelho, vão estar “abertos ao público e disponíveis para receber visitas”.
No edifício da Câmara sadina já foram investidos de cerca de três mil euros, disse a autarquia setubalense, em comunicado na semana passada, após "duras criticas" de autarcas da oposição e de alguns munícipes. 
Na mesma nota destaca-se que, em anos anteriores, as decorações temáticas nos Paços do Concelho atraíram “cerca de dez mil pessoas”, sendo justificada dessa forma a sua continuidade este ano.
E apesar da maioria dos eventos estejam cancelados, há um programa que vai decorrer até 6 de janeiro, dias de reis, mantendo algumas atividades, como por exemplo as oficinas online e os concertos de Natal. 
O destaque maior será a árvore de Natal gigante, na placa central da Avenida Luísa Todi, em frente ao arco da Ribeira Velha. A estrutura já está montada e tem mais três metros de altura que a do ano 
passado. A grande novidade deste ano é a estrela suspensa no topo da árvore que terá quase 40 metros de altura.
As festas de Natal e fim de ano estavam orçamentadas em mais de meio milhão de euros.  Inicialmente, o Orçamento Municipal 2020 apresentava um valor de 245 mil e 900 euros, tendo essa dotação, com o nome “Natal, Ano Novo e Reis”, sido reforçada, com 266 mil 700 euros, para um total de 512 mil euros. Este aumento do valor a gastar com despesas de Natal e Ano Novo foi aprovado pelo município em Setembro, já no decorrer do período do aumento de casos de infeção causados pelo novo coronavírus. 

Comentários