Sesimbra quer revolucionar mobilidade urbana no concelho

Obras do Plano de Mobilidade Sustentável perto do fim no concelho

A construção de percursos pedonais incluídos na candidatura apresentada pela Câmara de Sesimbra ao Portugal 2020, no âmbito do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, prossegue em vários pontos do concelho, e em várias fases. "Neste momento está em curso a obra entre a Maçã e a Moagem de Sampaio, onde houve necessidade de construir um acesso em rampa e recuar alguns muros e taludes, com construção de novas estruturas de contenção e respetivos arranjos", diz a autarquia em comunicado. Trata-se de um investimento de perto de 2,9 milhões de euros. 
Obras prosseguem no concelho 

"Devido ao movimento de máquinas associadas aos trabalhos, em determinados períodos a circulação tem-se feito de forma alternada para salvaguardar a segurança dos automobilistas. Entre Santana e a 
Cotovia, as obras estão em curso, embora numa fase mais avançada", revela  a Câmara de Sesimbra. 
Entretanto, a Câmara Municipal já adjudicou a construção de percursos pedonais na EM569, entre a rua da Caldeiria e do Morne, na Azoia, que é a última obra do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável.
Na Quinta do Conde, a autarquia adjudicou também a requalificação dos acessos pedonais junto à Estrada Nacional 10, entre a Avenida de Negreiros, na zona sul da freguesia, e a Estação Ferroviária de Coina, neste caso, no âmbito do HUB 10 - Plataforma Humanizada de Conexão Territorial, centrado na
Estrada Nacional 10 com extensão à Estrada dos Quatro Castelos. 
Este projeto, explica a Câmara de Sesimbra, "vai criar um corredor com quase três quilómetros, que serve o núcleo urbano, espaços verdes e de lazer, zonas comerciais, escolas e paragens de transportes públicos". 
As intervenções incluídas no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável e no HUB 10 representam um "investimento de perto de 2,9 milhões de euros, dos quais 1,7 milhões são comparticipados pelo orçamento municipal e 1,1 milhões de apoio comunitário", conclui a Câmara de Sesimbra. 
Estas intervenções, diz a autarquia em comunicado, "têm em vista a criação de uma rede entre os principais aglomerados urbanos, pontos de interesse e paragens de transportes públicos". Simultaneamente, são um contributo para o "reforço da segurança de peões. A prioridade tem sido dada às zonas junto a estabelecimentos de ensino". sublinha a Câmara de Sesimbra. 

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra 

www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários