Sesimbra aprova medidas de apoio aos empresários

Autarquia cancela festa de fim de ano e Carnaval de 2021 e estuda apoios à economia local  

Preocupada com o impacto das mais recentes medidas de prevenção da covid-19 nas empresas locais, a Câmara de Sesimbra está a avaliar "um quadro legal que lhe permita proceder à isenção parcial de taxas municipais de ocupação de espaço público municipal, publicidade e espaços de venda nos mercados municipais, em 2021", explica a autarquia em comunicado. Lembre-se que a autarquia local já cancelou dois dos eventos mais importantes para a economia local. A festa de fim do ano e os desfiles de Carnaval, por trazem milhares de visitantes à vila, já não vão se realizar o que representa, segundo o município, "um forte revés para o turismo e restauração do concelho".   
Câmara estuda apoios ao comércio e turismo 

Neste sentido, foi aprovada uma proposta, em reunião de câmara, que "pretende dar continuidade ao programa de apoio ao comércio e serviços, implementado pela autarquia em Março de 2020, que incluiu, entre outras medidas, a "isenção total do pagamento de taxas municipais de ocupação de espaço público e publicidade de Março a Junho e parcial, de Julho a Dezembro", sublinha a Câmara de Sesimbra. 
Tal como anteriormente, o objetivo é, explica a autarquia de gestão CDU, "continuar a impulsionar a retoma das atividades económicas locais, das quais depende a subsistência de muitas famílias, numa altura em que já se sabe que não será possível levar a cabo iniciativas no concelho". 
A vila de Sesimbra é um território turístico e,  em ano de pandemia, a quebra das receitas "foram gigantes" na economia local.  
E o final do ano e o início de 2021, não traz boas notícias. O réveillon irá decorrer sem público e, em Fevereiro, os desfiles de Carnaval já foram cancelados pela autarquia. Medidas que "irão prejudicar fortemente o setor do turismo tal como toda a restauração". 
Para a autarquia de Sesimbra, estes eventos são, por natureza, "dois momentos de inegável importância para a economia de muitas empresas".
Para minimizar a ausência destes momentos altos, a autarquia "lançou uma campanha de apoio ao comércio local, que já está em curso", revela a Câmara de Sesimbra. 

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

www.adn-agenciadenoticias.com


Comentários