Seixal lança o Tour do Pitéu de 28 de Novembro e 6 de Dezembro

“Há que dar algum alento aos restaurantes”

Apesar das restrições em estado de emergência, o Seixal anunciou nova rota dos petiscos, a decorrer de 28 de Novembro a 6 de Dezembro: pitéu e cerveja ficam por três euros. O evento promove a “circulação de pessoas” pelas casas de petiscos e “não a sua aglomeração”, garante autarquia. É o 2.º Tour do Pitéu e convida a cirandar por cerca de duas dezenas de casas de petiscos do concelho do Seixal. O certame gastronómico e a ementa, garante a autarquia, inclui “deliciosas iguarias tradicionais, trazidas de vários pontos do país”.
Tour do Pitéu para animar restauração do concelho

Pelas “melhores casas de petiscos do Seixal” será possível saborear um petisco e uma cerveja (20cl) por três euros. É uma rota que “invoca acima de tudo a partilha gastronómica e o convívio saudável”, sublinha a autarquia, que considera que a primeira edição foi “um sucesso” e que o certame já é “uma referência a nível nacional”.
Realizando-se num período complicado da pandemia, é organizado seguindo medidas e “condições de segurança recomendadas pela Direcção-Geral da Saúde”. O ponto positivo destacado: promove “a circulação de pessoas pelos estabelecimentos e não a sua aglomeração”.
O evento é organizado pela Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal com o apoio do município do Seixal. 
“O principal objetivo é aumentar a viabilidade do comércio local e a sua atratividade, alavancando o sector da restauração e promovendo a redinamização económica”, sublinha a autarquia em comunicado. "Há que continuar a apoiar a restauração, num momento tão crítico como aquele em que vivemos", refere ​Joaquim Santos, presidente da autarquia. “Este é um dos sectores da economia que mais tem sido prejudicado pela pandemia, pelo que decidimos realizar a iniciativa novamente este ano, com o objetivo de dar algum alento aos restaurantes do concelho”, adiantando que, “obviamente”, “todas as regras de segurança serão asseguradas”.
Enquanto se aguarda pela lista e mapa dos restaurantes, que deverá estar disponível em breve, podem seguir-se todas as informações no Facebook oficial do evento.

Evento num concelho com muitas restrições 
Restrições não param tour do pitéu 
Na última renovação do estado de emergência, o Seixal surge na lista de concelhos com “risco muito elevado" e por isso sob várias restrições e medidas de segurança. Para estes concelhos, há manutenção do recolher obrigatório entre as 23 e as cinco da manhã, restaurantes a fechar às 22h30. 
Nos fins-de-semana, proibição de circulação na via pública e encerramento de estabelecimentos comerciais entre as 13 e as cinco da madrugada. Nos feriados de 1 e 8 de Dezembro aplicam-se os mesmos horários. Nas vésperas dos dois feriados (30 de Novembro e 7 de Dezembro), os estabelecimentos comerciais terão de encerrar às três da tarde. 
Em todo o território nacional, vigora a proibição de circulação entre concelhos das 23 horas de 27 de Novembro às cinco da manhã de dia 2 de Dezembro e das 23 horas de 4 de Dezembro às cinco horas de 9 de Dezembro.​

Comentários