Palmela apoia famílias com Cabaz Solidário Saudável

Autarquia ajuda 267 famílias com carência económica no concelho. Pinhal Novo é onde há mais pedidos de apoio

O município de Palmela realizou, na semana passada, a primeira de duas distribuições de cabazes com bens alimentares previstas até ao final do ano, no âmbito do Projeto Cabaz Solidário Saudável. O atual contexto de pandemia levou ao agravamento das condições sócio económicas de muitas famílias do concelho. A Câmara Municipal decidiu, por isso, adquirir "130 cabazes de 10 euros e 137 cabazes de 20 euros, pelo valor de cerca de cinco mil euros, contendo carne de aves e ovos, que foram distribuídos em todas as freguesias, em estreita cooperação com a rede social", sublinha a Câmara de Palmela em nota enviada à ADN-Agência de Notícias. O Núcleo Sócio Caritativo Alimentar da Paróquia do Pinhal Novo é o que apoia, atualmente, um maior número de famílias. 
Pandemia agrave crise social no concelho de Palmela 

Os cabazes chegaram a quem deles mais necessita através dos grupos que se encontram no terreno: Centro Social de Palmela, Centro Social de Quinta do Anjo, Grupo Sócio Caritativo de S. Pedro da Marateca, Grupo Sócio Caritativo da Igreja de Nossa Senhora das Graças do Poceirão e Núcleo Sócio Caritativo Alimentar da Paróquia do Pinhal Novo.
Esta ação, explica o município, "pretende complementar as medidas de apoio alimentar existentes, facilitando o acesso destas famílias a uma maior diversidade de produtos alimentares e contribuindo para uma alimentação mais rica e equilibrada, essencial à qualidade de vida". 
O Núcleo Sócio Caritativo Alimentar da Paróquia do Pinhal Novo é o que apoia, atualmente, um maior número de famílias. Se, antes da pandemia, eram cerca de 50 as que recorriam a este auxílio, hoje são mais de uma centena, entre utentes regulares e emergência alimentar. 
"Ficámos de coração cheio", confessa a coordenadora do Núcleo, Conceição Ribeiro, deixando um sincero agradecimento ao município por este gesto solidário. "O que está nestes cabazes para eles é inédito, ficaram todos muito satisfeitos", relata, lembrando que os produtos normalmente doados pelo  Banco Alimentar Contra a Fome são sobretudo frescos, secos e enlatados e estes cabazes são um importante complemento a esses bens.
No concelho de Palmela, a intervenção do Banco Alimentar Contra a Fome, em estreita articulação com as entidades parceiras que asseguram a distribuição de bens alimentares, é "fundamental no apoio às famílias socialmente fragilizadas. Dados recentes (finais de Setembro) dão conta do apoio alimentar a 217 famílias, correspondendo a um total de 692 munícipes, residentes um pouco por todo o concelho", conclui a nota da Câmara de Palmela. 

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários