Centro de Saúde da Baixa da Banheira pronto no verão de 2021

Nova unidade de saúde abrange cerca de 30 mil utentes e representa décadas de reivindicações

O presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, acompanhado dos vereadores responsáveis pelos pelouros das Obras Municipais, Acão Social e Cultura, efetuaram uma visita à obra de construção da nova Unidade de Saúde Familiar da Baixa da Banheira. O novo centro de saúde, está a ser construído, na zona sul da Baixa da Banheira, junto à Rotunda 25 de Abril, vai custar dois milhões e 444 mil euros e é para estar concluído no próximo verão. O equipamento visa servir uma população de cerca de 30 mil utentes da Baixa da Banheira e do Vale da Amoreira. 
Autarcas visitam obras do novo centro de Saúde

Durante a visita, os autarcas puderam visitar os trabalhos que se encontram em curso para erguer o futuro equipamento e conversaram com os responsáveis acerca do andamento daquele projeto. 
A autarquia presidida por Rui Garcia sublinha ainda que o equipamento era “uma reivindicação antiga” da população e dos eleitos locais.
A espera por um novo Centro de Saúde é grande. O atual Centro de Saúde chegou durante a presidência do primeiro presidente eleito da Junta de Freguesia da Baixa da Banheira. António Presumido cumpria, há mais de 40 anos, o sonho para as gentes da freguesia mais populosa do concelho da Moita.
Mas a população cresceu e há mais de 30 anos que as gentes da Baixa da Banheira, sul e norte, esperam por um novo serviço de saúde mais moderno, com mais serviços, com outra qualidade no atendimento.
Atualmente, os cuidados de saúde primários que servem os utentes da União das Freguesias de Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, são prestados num edifico de andares com deficientes condições de acessibilidade e mobilidade.
 A autarquia lembra que, apesar da construção seja da responsabilidade do Ministério da Saúde, a obra "conta com a colaboração da Câmara Municipal para a sua execução".  Este novo equipamento vai "abranger uma população de cerca de 30 mil e 400 utentes", realçou o presidente da Câmara durante a visita à obra que está em curso e que deverá estar concluída no verão do próximo ano.  
À ADN-Agência de Notícias. a Câmara da Moita lembra que "assumiu os encargos com a elaboração dos projetos das especialidades, a coordenação da fiscalização técnica da empreitada, bem como os encargos com os arruamentos". Também os arranjos exteriores, o estacionamento, as infraestruturas e respectivas ligações de água, esgotos, eletricidade e telefone estão a cargo do município "no montante global de 335 mil euros, além do valor do terreno cedido gratuitamente pela Câmara Municipal".
A intervenção é financiada ao abrigo do Contrato-Programa entre a Câmara da Moita e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, tendo sido objeto de uma candidatura ao Programa Operacional da Região de Lisboa,
Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, sublinha ainda que "acredita que o novo centro de saúde vai dar melhores condições a utentes e profissionais, ajudando a captar mais médicos".

Comentários