Hospital do Barreiro promove hospitalização domiciliária

Doentes em fase terminal de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo com internamento em casa 

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo possibilita a extensão dos cuidados médicos para o regime domicílio, sendo que a 3 de Novembro, internou o primeiro doente. A nova valência está ao encargo do Departamento de Medicina e Especialidades Médicas. A Unidade Médica de Hospitalização Domiciliária tem "como propósito auxiliar os doentes residentes nos quatro concelhos abrangidos pela área de influência do hospital". 
Doentes já podem ser internados em casa 

Assim, os utentes de Alcochete, Barreiro, Moita e Montijo, que "possuem doenças incuráveis, progressivas, ou degenerativas que se encontrem em situação terminal", já podem ser cuidados em casa. A hospitalização domiciliária, só ocorre com o "consentimento voluntário dos pacientes", refere a administração do centro hospitalar. 
No panorama atual, “a Unidade Médica de Hospitalização Domiciliária poderá vir a ser um recurso imprescindível de modo a assegurar o acompanhamento dos doentes com covid-19 no domicílio", promovendo “a saída precoce do internamento hospitalar convencional, para uma solução mais gradual”, diminuindo deste modo a “pressão” que se faz sentir nos hospitais", sublinha o centro hospitalar do Barreiro e Montijo, essa capacidade instalada poderá ficar reservada a “situações mais críticas da doença”. refere a administração em comunicado. 
O Centro Hospitalar do Barreiro e Montijo quer, dessa maneira, promover "a saída precoce do internamento hospitalar convencional, para uma solução mais gradual de acompanhamento, nas situações clinicamente adequadas, ou mesmo no acompanhamento integral no domicílio destes doentes, diminuindo a pressão sobre o internamento hospitalar, reservando essa capacidade instalada para situações mais críticas da doença”.
Esta referenciação poderá acontecer nos casos da admissão através do serviço de urgência, do hospital
de dia ou de uma consulta, podendo ainda ser diretamente identificados através dos cuidados de saúde primários ou continuados integrados.
Este tipo de auxílio está disponível, ao longo das 24 horas e todos os dias do ano, para o utente.
A primeira Unidade de Hospitalização Domiciliária na Área Cirúrgica, recorde-se, foi criada em Dezembro do ano passado e desde então foram internados um total de 70 doentes nos primeiros seis meses da sua atividade nos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete. 

Comentários