Covid-19 "adia" feira anual de 8 de Dezembro. Ainda assim, autarquia mantém iniciativas de Natal
É uma feira "mítica" e especial para as gentes da vila de Palmela que começam a preparar o Natal no feriado de Nossa Senhora da Conceição, a 8 de Dezembro e dia de romaria à feira anual da vila. Este ano, perante o grave contexto epidemiológico provocado pela covid-19, o município de Palmela "vê-se forçado a adiar para o próximo ano a tradicional Feira Anual de Palmela, que habitualmente se realiza a 8 de Dezembro", para a mesma data do ano de 2021. Ainda assim o "espírito natalício", vai aquecer o concelho de Palmela. Até 6 de Janeiro, a Câmara Municipal e vários parceiros locais "proporcionam às famílias um programa diversificado para celebrar esta quadra, este ano de forma diferente, mas com uma mensagem de esperança", conta a autarquia. A iniciativa, sublinha ainda o município, "estende-se a todas as freguesias, com sugestões diversas e adaptadas ao contexto de pandemia".As restrições recentemente decretadas no âmbito do estado de emergência, que coincidem com o dia de realização da Feira, tornam-na, diz a Câmara de Palmela à ADN-Agência de Notícias, "inexequível".
Autarquia com programa para "um Natal feliz" em todas as freguesias
As fortes condicionantes legais, explica a autarquia, "obrigariam à instalação de um número muito reduzido de feirantes e a medidas de controlo de entradas, o que inviabilizaria a sustentabilidade económica da atividade".
A Câmara de Palmela tem assumido "uma posição ativa na prevenção e controlo desta pandemia e considera que deve prevalecer a defesa da saúde pública da população e agentes económicos", pelo que se torna "prudente não realizar a Feira anual", que atrai, todos os anos centenas de feirantes e pessoas ao centro da vila, no feriado de 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição, padroeira e rainha de Portugal.
A autarquia, diz ainda em comunicado, que "permanece ao lado dos agentes económicos e, ao longo deste ano, tem promovido medidas no sentido de contribuir para a promoção e valorização das suas atividades".
A autarquia, diz ainda em comunicado, que "permanece ao lado dos agentes económicos e, ao longo deste ano, tem promovido medidas no sentido de contribuir para a promoção e valorização das suas atividades".
Apesar do adiamento da feira para Dezembro de 2021, a Câmara liderada por Álvaro Amaro, "compromete-se, por isso, a continuar próximo dos seus agentes e, em conjunto com eles, continuar a procurar soluções que contribuam para proteger a economia local".
Palmela com iniciativas de Natal |
Apesar deste ser um Natal "diferente", a Câmara de Palmela e vários parceiros locais "proporcionam às famílias um programa diversificado para celebrar esta quadra, este ano de forma diferente, mas com uma mensagem de esperança", disse a autarquia em comunicado.
A iniciativa, sublinha ainda o município, "estende-se a todas as freguesias, com sugestões diversas e adaptadas ao contexto de pandemia, para que a população e os visitantes possam desfrutar, em segurança, desta oferta cultural e de lazer".
O presépio etnográfico, patente de 1 de Dezembro a 6 de Janeiro, continua a ser um dos grandes atrativos do programa. Resultado da recolha de "testemunhos e da partilha de recordações ao longo da última década, que permanecem vivas na memória da comunidade, dá a conhecer os ofícios e as pessoas que habitaram o Centro Histórico de Palmela", lembra a Câmara Municipal. A Maria Galega, a Caramela, o Pouca Roupa, o Caga-lume ou o Hipólito são algumas das figuras que o presépio vai retratar. Nos dias 5, 12 e 19 de Dezembro, há "também Passeios de charrete pela vila de Palmela", diz a autarquia.
O programa integra ainda "várias oficinas e ateliês para os mais novos e espetáculos de música e teatro, maioritariamente, dirigidos às crianças e famílias", refere a nota do município.
"Não perca também os mercados temáticos, onde pode encontrar os melhores produtos locais para a mesa de Natal ou os presentes ideais para a família e amigos", lembra a Câmara. Os mercados realizam-se sobretudo em Pamela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo.
No âmbito do “Palmela Experiências com Sabor”, os restaurantes do concelho prometem ainda as melhores propostas gastronómicas natalícias. A 6 de Janeiro, a fechar o programa, "mantém-se a tradição de Cantar as Janeiras", pelo centro histórico de Palmela... se a pandemia deixar.
Comentários
Enviar um comentário