Decoração natalícia dos Paços do Concelho de Setúbal gera críticas

Natal já começou na cidade mas nem todos concordam. Autarquia quer atrair visitantes 

Surgiu nas redes sociais um conjunto de fotografias captadas no edifício dos Paços do Concelho de Setúbal, mostrando uma nova decoração natalícia que está a gerar várias críticas em comentários nas redes sociais relativamente à medida em tempo de pandemia. Alguns referem mesmo que as fotografias não são atuais. No entanto, de acordo com o jornal Polígrafo, o gabinete da presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, confirma que as "fotografias são autênticas e atuais" e fazem parte da decoração natalícia do município.  No entanto, ao mesmo jornal, a autarquia diz não saber "o valor exato" da decoração do edifício. O município justificou que "esta é uma forma de atrair visitantes, tal como acontece com iniciativas similares em muitas outras regiões do país".
Decoração de Natal está patente até 6 de Janeiro 

A câmara de Setúbal diz tratar-se de "uma ação desenvolvida por um prestador de serviços que tem um contrato com a Câmara Municipal para desenvolver este tipo de ações, pelo que não é possível fazer a contabilização exata desta iniciativa". Ainda assim, "o valor do material utilizado no edifício dos Paços do Concelho e os trabalhos necessários para o instalar rondarão os três mil euros".
Ao mesmo jornal, a autarquia comunista conta que a iniciativa é "um investimento, uma vez que desde que são feitas estas decorações natalícias nos Paços do Concelho, o que acontece há vários anos, esta ação atraiu ao edifício mais de 10 mil pessoas em cada ano". Um número que, certamente, neste Natal ficará bem longe devido às regras de contenção do avanço da covid-19. 
A Câmara de Setúbal diz ainda que as visitas terão resultado em benefícios económicos para a cidade: "muitas destas pessoas deslocaram-se propositadamente ao edifício ou vieram de outras regiões do país e, naturalmente, consumiram no nosso comércio, na nossa restauração e na nossa hotelaria, setores que, no seu conjunto, empregam muitas centenas de pessoas".
"Esta é também uma forma de atrair visitantes, tal como acontece com iniciativas similares em muitas outras regiões do país", acrescenta o gabinete da presidente da autarquia em resposta ao Polígrafo. "Este tipo de ações, sempre no pleno respeito pelas regras sanitárias em vigor, é mais importante no atual contexto, em que é necessário atrair visitantes que contribuam para atenuar o período de acentuada crise vivida em especial nestes setores em resultado da pandemia" de covid-19.
Em resposta às críticas em torno das despesas com a decoração natalícia, algumas das quais evocando situações de pobreza na cidade, a autarquia responde que "os problemas sociais existentes em Setúbal não são diferentes dos que existem noutras cidades, pelo que nos parece redutor insistir na ideia de que apenas em Setúbal existem estes problemas".
A Câmara de Setúbal, sublinha que "como ficou comprovado na fase mais aguda da pandemia, entre Março e Maio deste ano, nunca deixou de apoiar das mais variadas formas os que necessitavam de ajuda, nomeadamente fornecendo apoio alimentar, além de outros apoios e isenções em taxas que representaram uma despesa de várias centenas de milhares de euros". 

Comentários