Corridas de Touros podem regressar à Praça de Setúbal

Obras na Praça Carlos Relvas podem arrancar no início de 2021 e autarquia quer ser cidade taurina 

De acordo com o site Toiro e Ouro, a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, assumiu em reunião com a associação Prótoiro, que as corridas de touros irão regressar à Praça de Toiros Carlos Relvas após as obras que, deverão começar no inicio do próximo ano. Segundo a mesma publicação, na reunião que decorreu em Setúbal, a autarca assumiu ainda o compromisso de Setúbal ser cidade taurina. A autarquia deseja que o recinto, inaugurado a 15 de Setembro de 1889 e que chegou a ter uma lotação para mais de quatro mil lugares, passe a servir o concelho como infraestrutura destinada a eventos das mais diferentes naturezas e com capacidade para acolher milhares de pessoas. A proposta aprovada em 2017, sublinha ser do “interesse municipal a preservação do edificado” e que se “encontram reunidas as condições para a aquisição do imóvel”. 
Praça entra em obras para o ano

A festa brava pode estar de regresso em breve à cidade de Setúbal. Pelo menos é isso que a Prótoiro, entidade onde estão representados todos os intervenientes da Festa de Toiros em Portugal, diz depois de ter reunido com a Câmara de Setúbal. 
Os dirigentes da associação garantem que "a tauromaquia irá ter continuidade na cidade, anunciando ainda que as obras de remodelação da Praça de Touros Carlos Relvas poderão arrancar no início de 2021, altura em que esta espera ter todo o processo burocrático para a aquisição do imóvel, concluído", disseram citados pelo site Toiro e Ouro. 
Maria Dores Meira, assumiu mesmo aos representantes taurinos que gostaria de terminar a sua carreira como autarca em Setúbal, uma vez que se encontra no terceiro e último mandato, com a questão da tauromaquia resolvida na cidade, isto é, com a "possibilidade de se darem espetáculos taurinos em Setúbal, na Praça de Touros que será agora convertida em espaço multiusos". 
As obras da Praça de Touros Carlos Relvas estão projetadas para se realizarem em duas fases, numa primeira, toda a remodelação interior, corredores, curros, cavalariças, trincheira e bancadas, e numa segunda fase, com a colocação da cobertura e construção de parque de estacionamento subterrâneo, sendo que ambas as obras contam com financiamento europeu.

Autarquia iniciou processo de compra em 2017
Praça foi inaugurada em 1889
Lembre-se que o executivo municipal anunciou em 2017, a futura aquisição da Praça de Touros Carlos Relvas, em Setúbal e a abertura de concurso público para o financiamento, através de leasing imobiliário, com um preço base de um milhão 191 mil euros.
Nessa altura, o vereador das Atividades Económicas, Manuel Pisco, dizia que a autarquia entendeu que “o concelho de Setúbal sente a necessidade de possuir uma infra-estrutura, que permita a realização de diversos eventos com capacidade para albergar milhares de pessoas”. 
Desta forma, a autarquia mostrou total disponível para preservar e comprar o edifício histórico da cidade para o tornar um espaço multiusos, à semelhança da Praça de Touros do Campo Pequeno, em Lisboa.
Inaugurada a 15 de Setembro de 1889, a Praça de Touros Carlos Relvas tem sido utilizada em diversas atividades, destacando-se a realização do Desfile das Marchas Populares de Setúbal, acontecimento que junta milhares de pessoas anualmente. Além de diversos espetáculos tauromáquicos da cidade. 
O espaço possui uma lotação de 4205 lugares, seguindo a traça habitual da época em que foi construída, estando numa localização privilegiada no que respeita às acessibilidades e estacionamento.

Comentários