Cinco lares com mais de 200 pessoas infetadas em Setúbal e Azeitão

Hospital de Setúbal tem 46 doentes internados e cinco nos cuidados intensivos com covid-19 

O concelho de Setúbal tem cinco surtos ativos de covid-19 em lares de idosos, com mais de 200 pessoas infetadas, disse esta quarta-feira, o coordenador da Proteção Civil Municipal, José Luís Bucho. “Temos surtos de covid-19 nos lares Paula Borba, CATI - Centro de Apoio à Terceira Idade, e Centro Paroquial da Anunciada, todos na cidade de Setúbal, e na Casa dos Avós do Arco Íris e Lar de Deus, em Azeitão”, disse José Luís Bucho, admitindo que, nas últimas horas, poderá ter havido alterações no número de pessoas infetadas.
Surto nos lares aumenta pressão no hospital 

De acordo com o responsável da Proteção Civil Municipal de Setúbal, no concelho também há casos exemplares, como o Lar da Quinta dos Mochos, em Azeitão, onde, até hoje, não foi detetado nenhum caso de infeção.
“Trata-se de um lar que tem 28 utentes e sete trabalhadores. Temos feito testes e, até ao momento, não foi detetado nenhum caso de infeção”, sublinhou.
Para dar resposta ao número crescente de doentes covid-19 na sua área de influência, o Centro Hospitalar de Setúbal  diz estar a proceder de acordo com o estipulado no Plano de Contingência, adiantando que tem “46 doentes internados com covid-19 em enfermaria e cinco na Unidade de Cuidados Intensivos”.
Questionado pela agência Lusa, o hospital de São Bernardo não esclareceu, no entanto, se estavam previstas ou se estavam a ser ponderadas algumas medidas para fazer face ao eventual aumento do número de pessoas infetadas com covid-19, nem sobre o eventual reforço do número de camas disponíveis para internamento e cuidados intensivos de doentes covid-19. 
Portugal registou esta quarta-feira mais 7497 novos infetados por covid-19 e 59 mortos. Estes dados apresentados pelo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde representam novos máximos verificados desde o início da pandemia.
De acordo com a autoridade de saúde, o número elevado de casos tem a ver com o facto de terem sido incluídos 3570 casos acumulados desde o dia 30 de Outubro e que foram reportados tardiamente por um laboratório da região norte. Ou seja, estes casos só agora incluídos deveriam ter sido diluídos nos boletins anteriores.
Assim sendo, o número de casos referentes apenas às últimas 24 horas é de 3927 novas infeções por covid-19, ou seja mais 1331 casos que na terça-feira.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de Dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Agência de Notícias com Lusa 

www.adn-agenciadenoticias.com


Comentários