Benfica financia jogador para o Vitória de Setúbal contra a lei

Contrato de direito de preferência sobre Khalid Hachadi infringe leis da FIFA

O Benfica financiou a compra de um jogador pelo Vitória de Setúbal, tendo assinado com os setubalenses um contrato de direito de preferência ilegal aos olhos da FIFA, avança o Público. Em causa está uma cláusula que previa uma indemnização aos encarnados caso o jogador fosse transferido para um outro clube sem ser o clube da Luz. O contrato, disse o mesmo jornal, o Vitória teria de pagar 1,5 milhões ao Benfica se Hachadi rescindisse por mútuo acordo ou por justa causa. Ora, o marroquino rescindiu em Outubro, depois da queda do Vitória para o Campeonato de Portugal, sem que o Benfica reclamasse qualquer verba ao Vitória ou ao jogador. Entretanto Hachadi pouco jogou no Vitória e já regressou a Marrocos. 
O marroquino pouco jogou em Setúbal 

No verão de 2019, o Vitória de Setúbal pagou 1,25 milhões de euros pela contratação do marroquino Khalid Hachadi, levando a melhor sobre o Benfica e o Sporting. Desde total desembolsado pelos sadinos, 800 mil euros foram para o Olympique Club Khourigba, 150 mil  para o próprio jogador e 300 mil euros para a conta de um empresário como comissão de intermediação.
Mas quem financiou toda a operação, diz o mesmo jornal,  foi o Benfica de Luís Filipe Vieira, que assinou com os setubalenses um contrato de direito de preferência ilegal aos olhos da FIFA, pagando 900 mil euros.
O problema é que este contrato, que não foi registado na plataforma Transfer Matching System (TMS) da FIFA, infringe claramente os regulamentos. Isto porque o documento prevê, entre outras cláusulas, que se o jogador fosse transferido para um terceiro clube, rescindisse por mútuo acordo ou por justa causa, sem conceder ao Benfica o direito de preferência, os encarnados seriam compensados com 1,5 milhões de euros (ou 6,5 milhões de euros caso Hachadi fosse transferido para o FC Porto, Sporting ou Sp. Braga).
Além disso, o Regulamento Sobre o Estatuto e Transferência de Jogadores, esclarece que “nenhum clube poderá celebrar um contrato em que qualquer contraparte desse contrato, bem como terceiro, adquira a capacidade de influenciar, em temas laborais ou de transferência, a independência, as políticas ou o desempenho das equipas desse clube”.
Em Setembro deste ano o Benfica foi multado pela Comissão Disciplinar da FIFA, num valor de 37 mil euros, por cláusulas consideradas abusivas impostas ao clube Avaí do Brasil considerando a transferência do jogador Vinícius Jaú.
Em Outubro, após a despromoção administrativa do Vitória para o Campeonato de Portugal, o clube deixou de ter condições para pagar salários,  Hachadi aceitou revogar o contrato por mútuo acordo. Regressou a Marrocos. Clube e jogador não terão recebido qualquer reclamação do Benfica. O jogador joga agora no SC Chabab Mohammedia, na liga principal marroquina. Em Setúbal, o avançado foi opção em 18 jogos e marcou um golo, na vitória dos sadinos frente ao Sporting de Braga, no Bonfim. 

Comentários