Barreiro ajuda sete mil famílias através da tarifa social da água

A partir de janeiro, o desconto é aplicado de forma automática na fatura da água

A Câmara do Barreiro aprovou, com efeitos a partir de Janeiro de 2021, a adesão ao tarifário social dos serviços de águas, saneamento, resíduos e fixação da tarifa social. “Uma medida que se assume de crucial importância, face aos tempos de pandemia que atravessamos que, infelizmente, tem provocado um aumento de pessoas a necessitar deste tipo de apoio”, explicou o vereador Rui Braga, na sessão de Câmara, onde decorreu a aprovação. Para além do benefício imediato, a nível do desconto a ser praticado, são muitos os efeitos na prática, desta adesão, que embora já tipificada na lei, pronta a ser implementada, torna o Barreiro, "num dos primeiros municípios a aderir", diz ainda o autarca. Assim, pelas contas do município, destaque para o "aumento do número de famílias barreirenses que vão poder beneficiar do apoio, que passam de 174 para cerca de sete mil". 
Famílias vão ter apoios na fatura da água 

A câmara do Barreiro vai investir 380 mil euros na automatização da tarifa social da água, a partir de 2021, o que irá beneficiar cerca de sete mil famílias do concelho, anunciou a autarquia.
“São cada vez mais as pessoas a necessitarem de apoios e é nosso compromisso fazer o que está ao nosso alcance para mitigar o impacto negativo nas famílias”, sublinha Rui Braga, que detém os pelouros do Planeamento e Ordenamento do Território na Câmara do Barreiro. 
“Se, até 2020, as famílias tinham de preencher formulários, fazer requerimentos e ficar à espera para usufruir da tarifa social da água, a partir de Janeiro de 2021 o desconto vai ser aplicado de forma automática, na fatura da água, ao final do mês”, acrescenta Rui Braga, em nota de imprensa divulgada pelo município.
O autarca socialista  na câmara do Barreiro considera que “é crucial para o município adotar medidas que apoiem os seus munícipes e que os possam, realmente, ajudar, face ao tempo de pandemia e incertezas em que vivemos”.
As tarifas sociais destinam-se a pessoas que auferem baixos rendimentos anuais ou que dependem do subsídio de desemprego, do rendimento de inserção, da pensão de invalidez e de velhice, entre outras situações.
O desconto na tarifa fixa é de 100 e de 25 por cento, por cada metro cúbico (m3) de água, consumido até ao máximo de 10 m3.


Agência de Notícias 

www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários