Palmela promove vacinação gratuita de idosos

Autarquia diz que há quase 13 mil idosos em situação de risco e reforçou vacinação em Pinhal Novo 

A Câmara de Palmela está a promover, desde o inicio da semana passada, a vacinação gratuita contra a gripe sazonal junto da população sénior do concelho. Mas a planificação do município começou a ser feita há cerca de três meses, com o apuramento de que há quase "13 mil pessoas em situação mais vulnerável no concelho", explica a autarquia de Palmela. O município aposta ainda nas farmácias e criou dois postos de vacinação gratuita no Pinhal Novo. Será à terça e sexta-feira na enfermaria da piscina municipal e na Associação de Pensionistas e Idosos da vila. 
Autarquia vai financiar vacinação a idosos 

“Palmela, município embaixador da vacinação, iniciou em Julho um trabalho de colaboração com o Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, com vista à construção de um plano intenso de vacinação contra a gripe para a população mais idosa e vulnerável do concelho”, diz a autarquia, em comunicado enviado à ADN-Agência de Notícias.
O plano, sublinha o município, “identificou 12 mil e 715 utentes (o total de inscritos com 65 ou mais anos nas unidades de saúde do concelho), que estão a ser contactados pela respetiva extensão de saúde, a fim de agendar a vacinação”.
Ao mesmo tempo, a Câmara Municipal decidiu trabalhar num aumento da resposta em termos de capacidade física instalada para permitir agilizar a administração de vacinas na freguesia mais populosa do concelho.
“Para aliviar a pressão no Serviço Nacional de Saúde, em período de pandemia, e pelo elevado número de habitantes, a vila de Pinhal Novo contará com mais dois locais de vacinação - um equipamento municipal e um parceiro da rede social - assegurando o município a logística e higienização [dos dois espaços]”, revelou a autarquia. 
A Piscina Municipal de Pinhal Novo - enfermaria (lado norte), e a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da freguesia (lado sul) são os dois locais também disponíveis para a vacinação. Quer a piscina quer a associação de idosos prestam este serviço às terças e sextas-feiras, das nove às 16 horas no primeiro caso e das 9h30 às 16 horas no segundo.
A par disso, a Câmara Municipal lembra que, “como complemento aderiu, ainda, ao Programa ‘Vacinação SNS Local’, que permite aos munícipes com idade igual ou superior a 65 anos o acesso à vacina da gripe, gratuita, nas farmácias do concelho”.
O município sublinha, a concluir, que irá comparticipar “a administração de vacinas contra a gripe” nas farmácias aos munícipes com 65 ou mais anos.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários