Palmela homenageia população sénior em Outubro

Município e parceiros sociais assinalaram abertura do Outubro Maior

O Município de Palmela e os parceiros da edição 2020 do Outubro Maior (Juntas de Freguesia e IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social) juntaram-se, no primeiro dia de Outubro, no Auditório Municipal de Pinhal Novo, num momento simbólico que marcou a abertura das comemorações do Mês das Pessoas Idosas. Este ano com o tema “Oportunidades - Reafirmar direitos e sonhos”, o Outubro Maior decorre num formato diferente, adaptado aos tempos de pandemia, mas o "município não poderia deixar de comemorar o mês das pessoas idosas", realçou o Adilo Costa, vereador da Ação Social e Saúde. 
Mês dedicado aos seniores já começou 

"Dedicamos todo o mês de Outubro à celebração da conquista da longevidade e do desafio social que representa o envelhecimento ativo e equilibrado", referiu o autarca acrescentando que "as mulheres e os homens de mais idade do nosso município merecem a homenagem da comunidade e o reconhecimento dos seus contributos para a construção da riqueza e da singularidade deste território". 
Através das relações intergeracionais e de um conjunto de projetos e iniciativas que a autarquia tem vindo a promover, em parceria, "estes valiosos contributos têm ganho uma nova visibilidade, num processo de valorização e partilha de percursos e saberes, também promotor da inclusão", reconheceu Adilo Costa. 
Numa altura em que o município tem em curso a campanha de sensibilização “Educação com Sentido é ir no sentido de todos”, o autarca lembrou que "a educação acontece também fora dos contextos formais e escolares e ao longo da vida" e, por isso, "é uma componente muito forte" do programa comemorativo do Outubro Maior, com várias ações de formação e sensibilização.
A população sénior é um dos principais grupos de risco no contexto da pandemia covid-19 e Adilo Costa aproveitou a presença dos parceiros sociais para "agradecer pela forma responsável, empenhada, disponível e resiliente como têm enfrentado as difíceis situações nos últimos meses".
Quis ainda "reafirmar o compromisso do município" na relação com os parceiros e na "prossecução dos objetivos estratégicos para a área social e o envelhecimento ativo e com qualidade". 
Nesse sentido, apelou à participação de todos na construção do Palmela Maior, "que pretende vir a ser o Plano Estratégico para o Envelhecimento Ativo, Saudável e a Relação entre Gerações no concelho de Palmela, no período de 2021 a 2025".
Adilo Costa apelou ainda a que as IPSS aproveitem todas as oportunidades trazidas pelo novo Programa PARES 3.0, apresentado esta semana na reunião do Conselho Local de Ação Social de Palmela, "uma oportunidade há muito esperada, que não nos podemos dar ao luxo de perder".

Homenagem simbólica às IPSS
A cerimónia de abertura do Outubro Maior contou também com um apontamento musical, pelo Quarteto ONG - Orquestra Nova de Guitarras, e com um momento de homenagem às IPSS, com a entrega de uma oferta simbólica.
As instituições foram presenteadas com 12 quadros em azulejo, elaborados pelos seus utentes e por outros seniores do concelho nas Oficinas de Pintura em Azulejo realizadas no Espaço Fortuna, em Quinta do Anjo, no âmbito das “Visitas com Memórias - Território Arrábida”. Os quadros falam de direitos, princípios e valores no envelhecimento: dignidade, respeito, autonomia, participação, gerações, educação, convívio, alegria, felicidade, afetos, esperança e sonho.
Foram contempladas com esta oferta a Associação de Idosos e Reformados de Poceirão, a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pinhal Novo, a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos do Bairro Alentejano, a Casa do Povo de Palmela - Centro Social em Lagameças, o Centro Social e Paroquial de Pinhal Novo, o Centro Social de Quinta do Anjo, a Fundação COI (Pinhal Novo), a Fundação Robert Kalley, a Associação dos Lares Ferroviários - Pinhal Novo, a União Social Sol Crescente da Marateca, a Santa Casa da Misericórdia de Palmela e a Associação dos Idosos de Palmela.
Consulte aqui a programação completa do Outubro Maior

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários