Óleos Alimentares Usados abastecem autocarros em Palmela

Rede conta com 35 pontos para deposição no concelho 

Durante a Semana Europeia da Mobilidade, que decorreu de 16 a 22 de Setembro, o biodiesel produzido com Óleos Alimentares Usados ajudou a abastecer os autocarros e outras viaturas da frota da Câmara de Palmela, num total de "400 litros, no âmbito da iniciativa 'OAU’tocarro - Energia Sustentável'", disse a autarquia em comunicado.  Os  Óleos Alimentares Usados representam "um grave problema ambiental, quando indevidamente deitados nos esgotos urbanos, dificultando o trabalho das  Estações de Tratamento de Águas Residuais", explica a Câmara de Palmela que deixa ainda alerta de que este resíduos "comportam também um potencial perigo de contaminação, quer dos solos, quer das águas". 
Semana da Mobilidade rende 400 litros de OAU

Ora, perante estes factos, sabe-se que "estes óleos podem ser valorizados, dando origem a produtos como biodiesel e sabão, sendo, por isso, essencial que sejam depositados nos locais próprios", lembra a autarquia. 
Para garantir um encaminhamento adequado, a Câmara de Palmela, em parceria com a ENA - Agência de Energia da Arrábida e a empresa Biocanter e no âmbito do projeto Recoil, desenvolveu e instalou a rede municipal de recolha de óleos alimentares usados. 
Neste momento, de acordo com a autarquia, a rede conta com 35 pontos para deposição de  Óleos Alimentares Usados, distribuídos pelas várias freguesias (oleões de exterior, com capacidade para 360 litros). Também existem algumas barricas de 45 litros disponibilizadas em entidades parceiras e escolas, por todo o concelho". 
Tem-se registado um aumento do número de pontos da rede de recolha e da quantidade de  Óleos Alimentares Usados recolhida. 
"Desde 2012 e até Junho deste ano, já foram recolhidos 22 mil 620 litros de  Óleos Alimentares Usados, que permitiram a produção de 16 mil 965 litros de biodiesel, dos quais foram cedidos 1295 litros à autarquia, no âmbito da Semana da Mobilidade", refere a autarquia liderada por Álvaro Amaro. 
Aceda à pagina oficial do município  para saber qual o "ponto de recolha mais próximo da sua residência e ajude o ambiente, contribuindo para o correto encaminhamento e tratamento deste resíduo", conclui o comunicado da Câmara de Palmela.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela

Comentários