Moita em destaque no fórum nacional de Saúde Mental

46 os trabalhadores com deficiência ou incapacidade integrados no mapa de pessoal da autarquia

O presidente da Câmara da Moita, Rui Garcia, participou, como orador, no Fórum Nacional de Saúde Mental, que decorreu em Lisboa. “Cooperação entre respostas: Desafios Atuais e de Futuro” foi o tema deste fórum promovido no âmbito do Programa Nacional de Saúde Mental, da Direcção-Geral de Saúde. Na sua intervenção, Rui Garcia referiu que são atualmente 46 os trabalhadores com deficiência ou incapacidade integrados no mapa de pessoal da autarquia, salientando que “é evidente em cada um deles a progressiva melhoria das suas competências profissionais, mas também relacionais, comportamentais e sociais, modificando a vida do próprio e da família”. 
Moita investe na saúde mental dos seus funcionários 

As boas práticas de gestão inclusiva da Câmara da Moita foram o mote para o convite da organização à participação da autarquia neste Fórum, dirigido a todos os profissionais da saúde e da área social que trabalham nos diversos níveis (hospitalares, cuidados continuados e do setor social) e aos utentes e suas famílias.
Rui Garcia diz que há 46 os trabalhadores com deficiência ou incapacidade integrados no mapa de pessoal da Câmara Municipal, sublinhando que “é evidente em cada um deles a progressiva melhoria das suas competências profissionais, mas também relacionais, comportamentais e sociais, modificando a vida do próprio e da família”.
Por outro lado, no âmbito da formação em contexto de trabalho, em parceria com a Cercimb e a Rumo, a Câmara da Moita acolhe regularmente mais de duas dezenas de formandos e, em estágios curriculares do Ensino Profissional e Secundário, cerca de 35 alunos. 
De acordo com o autarca, Câmara da Moita garante o "apoio psicológico através do Serviço de Saúde Ocupacional/Psicologia, para garantir estabilidade emocional, e acompanhamento por parte do Serviço de Formação Profissional e Valorização Socioprofissional, no âmbito do apoio social e inclusão". 
Estas praticas diz o autarca são "facilitadoras de inclusão laboral aos trabalhadores com reduzida capacidade de trabalho". 
A dotação de competências que permitem "autonomia e capacidade" para a resolução de "problemas referentes a necessidades básicas (pagar a renda, luz, água), bem como cuidado da saúde promovendo a autoestima", diz ainda Rui Garcia, 
De referir que o reconhecimento do trabalho desenvolvido no município da Moita nesta área foi distinguido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, com a atribuição da Marca Entidade Empregadora Inclusiva. A Marca é atribuída às entidades empregadoras que fomentem práticas de gestão aberta e inclusiva.

Agência de Notícias com Câmara da Moita 
www.adn-agenciadenoticias.com


Comentários