Festival destaca desenhos de excelência em Setúbal

“Não há outro evento destes no mundo inteiro”

Os desenhos estão em destaque em Setúbal na Festa da Ilustração, certame inaugurado no fim de semana, com exposições de André da Loba e Simanca, composto por uma dezena de mostras em vários espaços da cidade, além de outros eventos. A Festa da Ilustração, organizada pela Câmara de Setúbal, é, afirma a presidente Maria das Dores Meira, a prova de que “é possível continuar com as nossas vidas, sempre em segurança e com respeito pelas regras sanitárias”, numa altura em que a sociedade enfrenta a pandemia de covid-19.

Trabalhos de Tom são destaque em Setúbal 

Para a autarca, esta festa é, igualmente, uma forma de “afirmar a vitalidade cultural, mesmo em tempos difíceis” que impõem restrições à realização de eventos, mas que, ainda assim, “não só é possível concretizá-los, como é um dever insistir na sua realização”.
A ilustração “é, desde sempre, um poderoso veículo de informação”, salienta. “Nos desenhos saídos da imaginação destes artistas promove-se, sistematicamente, o desafio da reflexão sobre o mundo em que vivemos”. 
Marcado inicialmente para Junho e reagendado para Outubro devido à crise pandémica, o certame aposta, este ano, numa homenagem ao ilustrador português André da Loba, convidado contemporâneo, a Osmani Simanca, como convidado estrangeiro, e ao veterano Tom, nome artístico de Thomaz de Mello, que nasceu em 1906, no Brasil, e morreu em 1990, em Lisboa.
Os trabalhos de André da Loba podem ser vistos ao longo do mês de outubro no espaço A Gráfica – 
Centro de Criação Artística e na Galeria de Exposições da Casa da Cultura. A exposição de Simanca fica patente no Espaço Ilustração da Casa da Cultura até dia 28.
Já o conjunto de trabalhos de Tom está na Galeria Municipal do 11, na exposição “Tom”, inaugurada no domingo, patente igualmente até 28 de Novembro.

A importância da ilustração para a cidade 
O diretor de projeto da Festa da Ilustração, José Teófilo Duarte, destaca a importância do certame a nível nacional e internacional, afirmando que “não há outro evento destes no mundo inteiro”, pelo facto da realização de dez exposições momentâneas e em diversos locais, o que faz esta edição “assentar num território de excelência ao nível da ilustração”.
A Festa da Ilustração tem eventos até ao dia 28 de Novembro, incluindo uma dezena de exposições em vários equipamentos culturais da cidade e espetáculos musicais. Novidade da edição deste ano é a realização de uma Feira da Festa no espaço A Gráfica.
Exposições de ilustradores setubalenses integram também a programação. Os trabalhos podem ser vistos na exposição “Ver ao Perto”, repartida pela Casa Bocage e pela Biblioteca de Azeitão.
As ilustrações de alunos das escolas superiores de artes estão igualmente em destaque, na Casa do Largo, enquanto os estudantes do ensino secundário apresentam os seus trabalhos na Casa d’Avenida.
Destaque ainda para o serviço educativo da Festa, que tem como espaço de acolhimento a Casa d’Avenida, com inúmeras exposições e ateliers de ilustração para a infância.
A programação completa da Festa da Ilustração podem ser consultada na página oficial do certame.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários