Festival de caminhadas na Arrábida adiado para 2021

Venha descobrir o património natural e arqueológico da Serra da Arrábida

A primeira edição do Arrábida Walking Festival, que convida a descobrir o património natural e arqueológico da Serra da Arrábida, foi adiada para 26, 27 e 28 de Março do próximo ano. “A 1ª edição, adiada para a primavera de 2021, será inteiramente dedicada à arqueologia. Uma oportunidade para viajarmos no tempo, revelada a cada trilho”, informou a Biotrails, que organiza o evento, na sua página da internet. Devido à pandemia da Covid-19, esta é a segunda vez que a organização altera a data do festival de caminhadas, que esteve marcado para Março deste ano e posteriormente para 9 a 11 de Outubro.
Passeio a pé para conhecer segredos da serra

Neste momento, a Biotrails ainda não está a disponibilizar a nova programação nem a venda de bilhetes, mas já adiantou que o concelho de Palmela, “será o ponto de partida” para percorrer o Parque Natural da Arrábida e “mais de seis mil anos da sua história”.
O evento, apresentado em Janeiro, convidava a descobrir o património natural e arqueológico da Serra da Arrábida, com uma grande rota que se divide em sete etapas entre os concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.
Em declarações à Lusa, nessa ocasião, José Cunha, da Biotrails, explicou que este projeto surgiu de uma “necessidade”, porque na região de Setúbal e Lisboa não há nada semelhante que “combine as caminhadas com história, gastronomia e convívio”.
“Temos imensas pessoas a caminhar, grupos informais e operadores turísticos, mas ao longo do nosso trabalho sentimos que havia falta de algo mais aglutinador, um trabalho com uma visão mais ampla de todo o território”, mencionou.
Segundo o responsável, a primeira edição terá um enfoque na arqueologia, que, por vezes, passa “despercebida”.
“Há uma riqueza imensa de arqueologia ao longo de todo o território que não é visível e, como os percursos são guiados, fazia-nos sentido trabalhar este tema porque conseguimos trazer todo um universo que não se vê, mas está lá. São milhares de anos de história, de povoamentos, de ocupação humana”, indicou.
A serra da Arrábida é composta por extensas cordilheiras que se estendem pelos concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal, distinguindo-se pelas paisagens, património geológico, ecológico e cultural.

Comentários