5,5 milhões para concurso do Hospital do Seixal

Orçamento do Estado com verba para lançar concurso público para construção do hospital  

O Governo vai atribuir em 2021 uma verba de 5,5 milhões de euros para lançar o concurso de construção do Hospital do Seixal, segundo uma versão preliminar da proposta do Orçamento do Estado.  De acordo com o documento, no próximo ano o Governo vai avançar com os "trabalhos de lançamento do concurso para a construção do Hospital de Proximidade do Seixal, num valor de cinco milhões 505 mil euros". Segundo o documento, a nova infraestrutura de saúde visa aproximar a prestação de cuidados diferenciados à população abrangida, desenvolvendo a sua atividade em ambulatório com consultas externas, cirurgias de ambulatório e meios complementares de diagnóstico e terapêutica diferenciados. A nova unidade deverá ser construída numa zona de pinhal à beira da A33, no Fogueteiro. 
Hospital é desejo de décadas no Seixal 

Em 22 de Janeiro de 2018, os ministérios da Saúde e das Finanças tinham publicado uma portaria conjunta em que autorizavam o
lançamento do concurso para a conceção e projeto do Hospital de Proximidade do Seixal, num valor de 1,2 milhões de euros.
Além disso, indicava também que os encargos resultantes destes procedimentos seriam repartidos por dois anos: 500 mil euros em 2018 e 500 mil euros em 2019.
No passado mês de Junho, a Câmara do Seixal (liderada pelo PCP) contestou a decisão do Governo de prorrogar por mais 90 dias o concurso para a construção do hospital no concelho, uma situação que estava a acontecer pela segunda vez desde que a portaria foi publicada.
A Lusa tentou contactar a autarquia comunista, mas até ao final da tarde não foi possível obter declarações.
Segundo uma nota divulgada em Junho, a Câmara do Seixal considera que o novo hospital é "urgente" e "fundamental" para os cerca de 160 mil habitantes da região, que atualmente são servidos pelo Hospital Garcia de Orta, localizado no concelho vizinho de Almada, que está a trabalhar no limite. 
Neste comunicado, a autarquia tinha revelado que "assumiu os custos da construção das acessibilidades" para o novo hospital, num valor de três milhões de euros.
O processo de criação deste hospital remonta a 2009, quando o Estado assinou um acordo com a Câmara Municipal do Seixal, chegando a ser lançado um concurso público em janeiro de 2010, mas o processo acabou por não ter desenvolvimentos nessa altura.

Hospital estará vocacionado para os cuidados em ambulatório
O equipamento no concelho representa um investimento total de 60 milhões de euros. Será construído em terreno do Estado, no Fogueteiro, com o apoio da Câmara do Seixal através da isenção do pagamento de taxas municipais e a construção de acessos e infraestruturas, num valor próximo dos dois milhões de euros.
Estará vocacionado para os cuidados em ambulatório, com serviço de urgência básica 24 horas. Prevê a realização de consultas externas diferenciadas, com meios complementares de diagnóstico e terapêutica e exames técnicos em várias especialidades.
Terá 72 camas, 60 de convalescença e 12 de cuidados paliativos, 23 especialidades e unidades de cirurgia em ambulatório, de apoio domiciliário e de medicina física e de reabilitação.


Comentários