Vindimas 2020 evoca festa emblemática de Palmela

Festa arranca esta sexta-feira e engloba uma série de espectáculos pagos. Autarquia ajuda com 25 mil euros

A Festa das Vindimas está de regresso à vila de Palmela a partir desta sexta-feira com um formato diferente, adaptado ao actual contexto de pandemia provocado pela propagação da covid-19. Com o mote “Por Amor a Palmela”, a edição Vindimas 2020, "celebra-se, deste modo, a essência destes festejos, com 57 anos de história, o vinho, o trabalho da terra que dá origem a néctares tão qualificados e generosos e as gentes que os produzem", diz a Câmara de Palmela. A festa, ao invés de acontecer durante os habituais seis dias, vai decorrer durante as sextas-feiras, sábados e domingos de Setembro, até ao dia 27.  Há espectáculos, [na sua maioria pagos], animação itinerante, provas desportivas, provas de vinho comentadas, sunsets, com o espumante da região em destaque, um curso de iniciação à prova de vinhos, um concerto em formato “drive-in” com Miguel Azevedo ou o Talk Show “A Rainha Não Vem Sozinha”, com Jorge Serafim, Toy, The Peakles e Terra, entre outras atividades. Na vertente mais tradicional e simbólica do certame, destaque para a realização da Pisa da Uva e da Benção do 1º Mosto, no próximo domingo. O município de Palmela apoia este programa com a atribuição de um comparticipação financeira no valor de 25 mil euros, além do apoio logístico, estimado em 1500 euros e utilização do Cineteatro São João e outros equipamentos municipais estimada em 2050 euros.
Tradição continua viva em Palmela 

A Festa das Vindimas de Palmela está de volta à vila esta sexta-feira, 4 de setembro. Só que este ano, pela primeira vez na história, o evento que atrai centenas de visitantes anualmente vai decorrer num formato diferente por causa da pandemia que alastra na região e no mundo, com a maioria das atividades a realizar-se nos vários fins de semana do mês.
Segundo André Cabica, presidente da direcção da Associação das Festas de Palmela – Festa das Vindimas, “esta foi a melhor solução encontrada para assinalar o evento”. Desta forma, para celebrar “o vinho, o trabalho da terra que dá origem a néctares qualificados e as gentes que os produzem”, a comissão organizadora recriou, da forma que lhes foi permitida, “algumas das iniciativas” habituais, refere a Câmara de Palmela em comunicado.
Este ano, pela primeira vez, não é eleita a rainha das vindimas, um dos símbolos maiores da festa, e por isso o arranque da 58.ª edição da festa está previsto para esta sexta-feira com a sessão solene de lançamento da revista “Vindimas 2020” no Cine-Teatro São João. 
Este sábado, 5 de setembro, há um desfile dos Funparra pelas ruas da vila, às 17 horas. Mais tarde, o Cine-Teatro São João recebe um talk-show Vindimas 2020, com a participação de Jorge Serafim, The Peakles e Toy, às 21h30, que substitui a Eleição e Coroação da Rainha das Vindimas. Os bilhetes custam 12 euros (plateia) e 10 euros (balcão). 
No domingo, 6 de setembro, mantém-se a cerimónia da pisa da uva e a bênção do primeiro mosto no Largo do Município, às 11 horas, seguida da missa de ação de graças na Igreja Matriz de São Pedro, marcada para o meio-dia.
Nessa tarde, às 18 horas, pode ouvir e ver os New Music Collective, em troca de três euros, no Anfiteatro do Parque Venâncio Ribeiro da Costa. 
Há ainda provas comentadas de vinhos, na Biblioteca de Palmela, a 13, 20 e 27 de Setembro, por cinco euros cada.  E uma iniciação à prova de vinhos, no mesmo local, no dia 26 de Setembro. Cada pessoa paga 35 euros para aprender a provar vinhos.  
O programa continua até 27 de setembro, com outras atividades alternativas e ao ar livre, como por exemplo o espetáculo drive-in com Miguel Azevedo no parque de estacionamento junto à Rua de São Pedro, no dia 12 de Setembro, sábado, às 21h30. O preço das entradas é de 12,50 euros para carros com cinco lugares e cinco para viaturas com dois lugares, que devem doar géneros alimentares para o banco solidário de alimentos ou a associação da Quintinha ABC. 
O último dia do evento, a 27 de Setembro, vai ser marcado pela realização de uma sessão de entrega de prémios, a acontecer pelas 19 horas no Cineteatro São João. O espectáculo de encerramento vai também decorrer neste local, no qual o grupo Terra vai apresentar “novo Tango Velho” pelas 21h30. O preço é quatro euros por pessoa. 
Os ingressos estão disponíveis na bilheteira online e no Cine-Teatro São João. Pode consultar o programa completo no site da Festa das Vindimas 2020.

Câmara apoia festa em nome das tradições 
A autarquia apoia este programa com a atribuição de um comparticipação financeira no valor de "25 mil euros, além do apoio logístico, estimado em 1500 euros e utilização do Cineteatro S. João e outros equipamentos municipais estimada em 2050 euros", diz a Câmara de Palmela em nota enviada à ADN-Agência de Notícias. 
Luís Calha, vereador com o pelouro do turismo e economia local na Câmara de Palmela, a “boa articulação entre as instituições e um elevado sentido de responsabilidade” resultaram num “programa de qualidade que integra um conceito onde se destaca a criatividade e a inovação”. 
Para o autarca, a "Associação das Festas, a autarquia e a Protecção Civil estão articuladas nesse objetivo. Quero referir que acreditamos no sucesso deste modelo diferente de assinalar a Festa das Vindimas. Vivemos tempos difíceis e estamos unidos para manter as raízes históricas da nossa terra. Queremos continuar a ser um território com qualidade de vida e vamos continuar a dinamizar a restauração, a hotelaria e o comércio local. Acredito que, em 2021, a Festa das Vindimas será uma verdadeira festa do brinde à saúde, à amizade e aos reencontros". 



Comentários