Trabalhadores da TST estão preocupados com futuro

Fim das carreiras em Setúbal, Barreiro, Moita, Alcochete, Palmela e Montijo assusta motoristas 

Os trabalhadores da Transportes Sul do Tejo (TST) reuniram-se na semana passada em plenário, que teve uma adesão de 98 por cento dos trabalhadores, onde se mostraram preocupados quanto ao futuro da empresa devido à redução da operação, informou fonte sindical. "A discussão com os trabalhadores focou-se sobre as novas concessões que estão a sair para a Área Metropolitana de Lisboa  e em esclarecer o que nos foi transmitido pela empresa, nomeadamente que não concorreu à zona sul do distrito de Setúbal", disse  João Saúde, da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações. Segundo o responsável, a rodoviária da Península de Setúbal, que atualmente opera em nove concelhos, vai deixar de servir as cidades de Setúbal, Moita, Barreiro, Alcochete, Palmela e Montijo, assim como "provavelmente os autocarros que atravessam a Ponte Vasco da Gama".
TST  passa a circular só em três municípios do distrito 

Por este motivo, indicou, "há alguma preocupação relativamente aos postos de trabalho" e os motoristas deram aval ao sindicato para que continue a reunir com a administração da TST "no sentido de garantir que os trabalhadores fiquem na empresa que ganhou a concessão na zona de Setúbal, com os seus direitos, a sua antiguidade e por aí a fora".
De acordo com o sindicalista, a nova empresa responsável pelos quatro concelhos será a Nex Continental Holdings, enquanto a TST servirá apenas Almada, Seixal e Sesimbra. No Barreiro, o serviço de transporte será feito pelos Transportes Coletivos do Barreiro. 
Na reunião foram ainda discutidos os "salários muito reduzidos" e o reinício da discussão sobre o caderno reivindicativo, que ficou suspenso devido à pandemia da covid-19.
"Os próximos passos são fazer a entrega da resolução do plenário à administração e depois continuar as reuniões, tendo em conta que, com a pandemia, ficou suspensa a negociação do caderno reivindicativo. À medida que forem aparecendo novidades, os trabalhadores irão sendo informados", explicou.
O plenário e paralisação dos profissionais realizou-se na Estação do Laranjeiro, em Almada, com uma adesão de 98 por cento dos motoristas, tendo causado várias perturbações no serviço da empresa em todos os concelhos em que opera, adiantou João Saúde. 
A TST, detida pelo grupo Arriva, desenvolve a sua atividade na península de Setúbal, abrangendo os concelhos de Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, efetuando serviços de transporte de passageiros, através de carreiras urbanas, suburbanas e rápidas.


Comentários