Dá um Gosto ao ADN

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Setúbal tirou carapau da mesa e prepara a semana da ostra

Carapau despertou sentidos segue-se o manjar da ostra 

O carapau recebeu destaque suplementar numa degustação comentada pela chef Patrícia Borges, que encerrou a 30 de Agosto, na Casa da Baía, em Setúbal, uma semana gastronómica dedicada àquele pescado e que contou com a participação de mais de quarenta restaurantes. Carapau com salada de legumes grelhados, mousse de carapau fumado e carapau com pesto de pistacho foram os três pratos com que Patrícia Borges conquistou as duas dezenas de pessoas que marcaram presença na sessão de domingo, ao final da tarde. Depois do carapau, a ostra chega já nesta sexta-feira e ainda há a semana do choco, em Outubro. Tudo bons motivos para se "deliciar" nas mesas dos melhores restaurantes da cidade. 
Os novos sabores do carapau 

As explicações que a especialista em pescado e docente na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar foi dando enquanto cozinhava os pratos serviram para que os participantes aprendessem técnicas inovadoras e criativas de confeção do carapau.
O evento, que cumpriu as recomendações dadas pela Direção-Geral da Saúde no contexto da atual pandemia, nomeadamente no que diz respeito ao distanciamento social, despertou os sentidos do público, que interagiu e participou na degustação complementada pelo sabor de Dona Ermelinda Branco Reserva de 2018.
A Semana do Carapau de Setúbal, iniciada a 21 de Agosto, insere-se na estratégia de promoção gastronómica e turística e de dinamização da restauração do concelho que a autarquia tem desenvolvido", refere a Câmara sadina.
Ao longo de dez dias, o carapau, uma das espécies mais consumidas no país durante o verão, esteve presente nas ementas de 43 restaurantes e cafés do concelho, que apresentaram pratos específicos à base deste pescado tradicional.

Ostras chegam a 4 de Setembro 
Terminada a Semana do Carapau, são as ostras que vão estar nas ementas de cerca de 30 restaurantes do concelho de Setúbal, entre 4 e 13 de Setembro, sendo este mais um evento enquadrado na estratégia de promoção gastronómica e turística desenvolvida pela Câmara Municipal.
Assim, e durante dez dias, os restaurantes aderentes à iniciativa, vão apresentar várias receitas, umas tradicionais, outras inovadoras, todas elas produzidas com ostras do Sado.
Organizado pela autarquia e pela Exporsado, com o apoio da Docapesca e da Makro, a Semana da Ostra inclui no último dia, às seis da tarde, no Mercado do Livramento, uma degustação comentada conduzida pelo produtor de ostras Exporsado.
Mais uma vez a actividade é de participação gratuita, mediante inscrição prévia, até 10 de Setembro, a qual deve ser feita pelo endereço eletrónico gape@mun-setubal.pt.
A Semana da Ostra integra um calendário de eventos gastronómicos dinamizado pela autarquia no âmbito da marca Setúbal Terra de Peixe com “o objetivo de divulgar sabores e tradições da cozinha setubalense e, em simultâneo, estimular a restauração local e promover o concelho enquanto destino turístico de excelência”, sublinha a Câmara de Setúbal em comunicado.
A lista dos espaços de restauração aderentes inclui 490 Taberna STB, A Casa do Peixe, A Vela Branca, Adega dos Garrafões, Calha Bem, Copa d’Ouro, Ferribote, Flórida, Martroia, Novo Capote, O Batareo, O Tavira e Oficina do Peixe.
Ostradamus, Ostras sobre Rodas, Peixe no Largo, Pérola da Mourisca, Pestisqueira o Manuel, Sab’Amar, Sem Horas, Solar do Marquês, Taberna de Azeitão, Taberna do Largo, Tasca do Xico da Cana e Tasca Kefish completam a lista de restaurantes participantes.
Depois do carapau, da ostra este mês, ainda há a semana do choco, em Outubro. Tudo bons motivos para se "deliciar" nas mesas dos melhores restaurantes da cidade.

Agência de Notícias
www.adn-agenciadenoticias.com

0 comentários:

Publicar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010