Setúbal em festa com o dia do Bocage e da Cidade

Música, poesia, teatro, homenagem a personalidades e instituições da cidade no dia em que o poeta fazia 255 anos 

O dia do Bocage e da Cidade é assinalado a 15 de Setembro, terça-feira. Para celebrar os 255 anos do nascimento do poeta sadino, a Câmara de Setúbal preparou um programa com várias atividades culturais, desportivas e de lazer, que vai até 20 de Setembro. A festa começa já esta noite, véspera do feriado municipal, com o concerto de Tito Paris no Fórum Municipal Luísa Todi, a partir das 21h30. A entrada é livre, mas é obrigatória a reserva do bilhete por causa das restrições da covid-19 e da lotação da sala. No dia 15, às nove horas há a habitual cerimónia do hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho, seguida da interpretação do hino do município por Marcos Santos e pelo Coro Afina Setúbal e ainda leitura de poemas pela Associação Cultural do Teatro Oficina Multi Artes.
Terça-feira é dia de Bocage e da cidade de Setúbal 



As comemorações Bocageanas 2020, que celebram a cidade, vida e obra do poeta Bocage, trazem ao palco do Fórum Luísa Todi a Orquestra Metropolitana de Lisboa [que encantou no sábado] e Tito Paris num espetáculo cheio de ritmo já esta segunda-feira à noite.
Nome grande da música cabo-verdiana, Tito Paris nasceu no Mindelo, na ilha de São Vicente, a 30 de Maio de 1963. Aos 19 anos rumou a Lisboa, a convite de Bana, para integrar o grupo Voz de Cabo Verde. Em 1995 lançou o seu primeiro disco de estúdio, “Dança Ma Mi Criola”. Depois vieram “Graça De Tchega”, em 1996, e “Guilhermina”, em 2002.
Em 2017, Tito Paris foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem do Mérito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. No mesmo ano regressou aos palcos com o álbum “Mim Ê Bô”, que contou com a participação de Bana, Boss AC e Zeca Baleiro.
Depois da música a manhã do dia em que nasceu Bocage vai trazer festa à cidade. Durante a manhã vão decorrer os peddy papers urbanos “Experienciar Setúbal” para dar a conhecer o património setubalense. As inscrições podem ser feitas através do email ditur@mun-setubal.pt ou do telefone 265 545 010.
Às 10 horas acontece a sessão de homenagem aos trabalhadores municipais aposentados e a entrega de medalhas honoríficas da cidade no Fórum Luísa Todi, atribuídas a várias personalidades e instituições que se destacaram pelo seu trabalho.
O Dia do Bocage também vai ficar marcado por várias inaugurações de equipamentos municipais, como a obra de reabilitação na Estrada Nacional 10, com mural artístico de Smile, o novo Centro Municipal de Natação de Águas Abertas, instalado no Parque Urbano de Albarquel, o novo posto de turismo na antiga sede do Clube Militar de Oficiais de Setúbal e a Sala Município, nos Paços do Concelho.
Nas celebrações do 15 de Setembro, a Casa Bocage, edifício onde terá nascido o poeta setubalense em 1765, vai estar aberta a visitas guiadas, das 15 às 19 horas. O Dia do Bocage e da Cidade reserva ainda a Mostra de Saberes e Sabores de Setúbal, no passeio junto da entrada da Casa da Baía, entre os dias 12 e 15, das nove às 20 horas, com venda de produtos regionais e peças de artesanato.

Agência de Notícias

Comentários