Recurso do Vitória de Setúbal no Tribunal Administrativo

Vitória congratulou-se pela decisão agora tomada

É mais um capitulo de uma história que "obrigou" um clube histórico da I Liga a descer ao Campeonato de Portugal, por supostamente, não ter garantido os prepostos para inscrição no principal escalão de futebol do país. Primeiro o Conselho de Justiça declarou-se "incompetente" para julgar o caso que seguiu para o Tribunal Arbitral do Desporto que não aceitou "uma providência cautelar suspensiva" e, por isso, o caminho dos campeonatos amadores estava traçado para o Vitória. Agora, quase um mês depois, o mesmo Tribunal Arbitral do Desporto aceitou o recurso do Vitória de Setúbal, que tinha visto a providência cautelar rejeitada, e remeteu a decisão para o Tribunal Central Administrativo do Sul. No despacho arbitral, datado de 22 de Setembro, o mesmo tribunal considera que o clube setubalense, despromovido pela Liga ao Campeonato de Portugal, tem “legitimidade” para continuar o recurso interposto. Para o Vitória, “com esta decisão foi dado mais um passo para a reposição da verdade".

Vitória tem direito a se defender diz o tribunal 

“De acordo com os números 1, 2 e 5 do artigo 8.º da Lei do Tribunal Arbitral do Desporto (Lei n.º 74/2013, de 6 de Setembro) conjugada com os artigos 145.º e 147.º do Código do Procedimento nos Tribunais Administrativos (Lei 17/2002 de 22 de Fevereiro), a decisão é recorrível e a recorrente tem legitimidade, pelo que, por também ser tempestivo, se admite o recurso interposto que é de apelação com subida imediata nos próprios autos e efeito meramente devolutivo. Remetam-se, pois, os autos ao Tribunal Central Administrativo Sul”, lê-se no documento assinado pelo presidente do Colégio Arbitral.
“Com a decisão do Tribunal Arbitral do Desporto, foi dado mais um passo para a reposição da verdade. É por este caminho que iremos continuar. É também por este caminho que convocamos todos os verdadeiros vitorianos a seguir. Conscientes do momento difícil que atravessamos, mas confiantes no futuro”, diz o Vitória Futebol Clube. 
O emblema setubalense, que vai participar na série H do Campeonato de Portugal, apela à união dos seus adeptos numa altura em que a direção presidida por Paulo Gomes se encontra demissionária.
“Este é o momento de todos os vitorianos estarem unidos. Enquanto uns se preocupam em denegrir a imagem do clube e de quem o representa, outros trabalham arduamente para que a verdade desportiva seja reposta. Lutando todos os dias contra quem nos quer derrubar, e mesmo contra aqueles que, na ofensa gratuita e na difamação, ajudam os inimigos do Vitória a atingir o seu objetivo, o presidente e a sua direção, embora demissionários, vão continuar no caminho da defesa intransigente do emblema maior da região”, afirma o clube. 

Eleições marcadas para 18 de Outubro
As eleições para os órgãos sociais do Vitória de Setúbal foram marcadas, esta segunda-feira, para 18 de Outubro. Em convocatória no site oficial dos sadinos, o presidente da mesa da Assembleia Geral, Cândido Casimiro, anunciou que a assembleia geral eleitoral terá lugar entre as oito e as 22 horas, no Estádio do Bonfim.
Na quinta-feira, a atual direção do Vitória de Setúbal, presidida por Paulo Gomes, entregou as cartas de renúncia, que foram aceites por Casimiro. Esta época, o clube foi despromovido, pela secretaria, ao Campeonato de Portugal, por incumprimento financeiro.
O presidente da mesa da Assembleia Geral apelou, ainda, a "uma solução diretiva, onde cabem todos os vitorianos que possam contribuir para a apresentação de uma desejável candidatura forte, estruturada e com soluções para os graves problemas que o clube enfrenta". Para isso convocou uma reunião com as cinco listas concorrentes às eleições de Janeiro de 2020.
Depois de o emblema sadino não ter cumprido os requisitos necessários para a inscrição nos campeonatos profissionais, o clube pretende deliberar "sobre a aceitação da doação de terrenos feitos pela Câmara  de Setúbal", de forma a "garantir o pagamento de dividas fiscais da SAD". 
Esta reunião magna do clube acontece na próxima terça-feira na sala de Bingo do Estádio do Bonfim. 

Comentários