Quinzena de Dança de Almada está de volta

A quiet moment abre quinzena de dança esta sexta-feira com novos formatos

A obra assinada por Bruno Duarte, inaugura, esta sexta-feira, a 28.ª Quinzena de Dança de Almada, que decorre até 11 de Outubro em seis espaços, distribuídos pela cidade. Criado para a Companhia de Dança de Almada, o espetáculo terá lugar às 21h30, com nova exibição no dia seguinte, na sala principal do Teatro Municipal Joaquim Benite, abrindo uma edição que conta, ainda, com quatro espetáculos de companhias convidadas, um workshop vivencial, três mesas-redondas, quatro programas da plataforma, três sessões de vídeo-dança e várias outras atividades, incluindo um percurso pelas ruas da cidade velha.
Dança está de volta a Almada em tempos de pandemia 

A Companhia de Dança de Almada organiza a famosa Quinzena desde 1992. Este ano, foi necessário pensar em novos formatos e assegurar a segurança para todos os envolvidos, mas a programação promete surpreender com quatro espectáculos convidados, um workshop, três mesas-redondas e três sessões de vídeo-dança. O evento arranca esta sexta-feira com A quiet moment, uma criação de Bruno Duarte, na sala principal do Teatro Municipal Joaquim Benite.
“No ano em que comemora 30 anos, a Companhia de Dança de Almada procurou ultrapassar as dificuldades da época e manter a organização da 28.ª Quinzena de Dança de Almada, empenhando-se em corresponder às expectativas do público, continuar a surpreender com novos espetáculos e eventos, alguns em novos formatos, criando ou mantendo as indispensáveis condições de segurança para participantes e assistência”, explicou a organização em comunicado.
Além do espectáculo de abertura, que se repete a 19, estão previstos mais três espectáculos de coreógrafos convidados: Ballroom + Yo Solo Quería Bailar, de Laura Lliteras e Marina Fullana, da companhia espanhola UNAiUNA; Alento, de Pedro Ramos, da Ordem do O; e o espectáculo infantil Do pé para a mão, criado e interpretado por Ângela Ribeiro e Susana Rosendo, da EmbalArte. Mas há mais.
Com quatro programas e representantes de dez países diferentes (Alemanha, Bélgica, Bielorrússia, Espanha, Equador, Holanda, Israel, Portugal e Suíça), destaca-se ainda a plataforma coreográfica internacional, apresentada pela primeira vez em streaming, entre 9 e 11 de Outubro.
Antes, a 3 de Outubro, pelas 15 horas, irá realizar-se um workshop sensorial grátis em Almada, num percurso entre a Casa da Cerca e o Fórum Municipal Romeu Correia, que convida a descobrir novas perspectivas sobre a relação do nosso corpo com o espaço envolvente.
Já a mostra de vídeo-dança, a decorrer entre 2 e 9 de Outubro, vai contar com mais de duas dezenas de filmes de vários realizadores e coreógrafos, inclusive o premiado documentário Danzantes (2019), de Juan Vicente Chuliá. No âmbito dos projectos europeus Up2DANCE e CLASH!, haverá ainda mesas redondas com profissionais convidados, para debater temas pertinentes para os profissionais da dança.
Devido às restrições provocadas pela covid-19, todos os eventos estarão sujeitos às regras de higiene e distanciamento, impostas pela Direção-Geral de Saúde, e as reservas e aquisições de bilhetes devem ser antecipadas. O uso de máscara durante os eventos é obrigatório e a entrada será interdita após o início dos espectáculos.

Comentários