Requalificação da escola básica de Cabanas e Palmela

Investimento de 600 mil euros para requalificar escola na freguesia de Quinta do Anjo  

O processo de requalificação da Escola Básica de Cabanas, no concelho de Palmela,  foi concluído na segunda-feira com a cerimónia simbólica de inauguração da escola, momento que reuniu um conjunto de parceiros da comunidade escolar e equipas técnicas com as quais o município de Palmela tem vindo a dialogar e que contribuíram para o resultado final do equipamento. Na ocasião, o presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro, recordou a história e a identidade da escola e o início do processo de requalificação que foi “conturbado”, primeiro com a insolvência da empresa à qual foram adjudicados os trabalhos em 2017 e, depois, pela "dificuldade nos dois concursos subsequentes, para conclusão da obra". Mas a escola, que este ano terá 83 alunos, representa um investimento de mais de 600 mil euros [financiada com fundos europeus] e já pensa no futuro. A autarquia já se reuniu com os proprietários dos terrenos junto à escola para preparar uma ampliação.   
Escola foi inaugurada na segunda-feira 

Álvaro Amaro recordou, ainda, o ciclo de investimentos nesta área, com a conclusão das Escolas de Águas de Moura, António Matos Fortuna, em Quinta do Anjo, Brejos do Assa e Aires, respetivamente. Este foi - e ainda é - "um processo dinâmico, com novos desafios e novas práticas educativas", às quais o município de Palmela tem vindo a responder, posicionando-se “no pelotão da frente” no investimento em equipamentos educativos, explicou Álvaro Amaro.
É nesse sentido, também, que a Câmara Municipal já reuniu com representante dos proprietários do terreno junto à escola, para preparar a hipótese de ampliação do edifício. "Continuamos apostados numa solução que permita juntar as crianças, independentemente de estarmos também a investir na outra escola para, na eminência de decorrer lá a totalidade do ano letivo, terem, também, as melhores condições, inclusivamente com alguns brinquedos do espaço de jogo e recreio, para as turmas que lá vão ficar sediadas", sublinhou o autarca.
Por último, o presidente da Câmara de Palmela desejou a toda a comunidade educativa “um ano letivo tranquilo, sem grandes sobressaltos” e sublinhou o "empenho de todos para que assim aconteça".
A cerimónia que evocou a escola enquanto lugar de identidade e de formação de gerações, fechou com as visitas às instalações agora qualificadas.

Investimento de 602 mil euros
Recorde-se que a Escola Básica de Cabanas abrangerá, este ano letivo, um total de 83 crianças e representa um investimento do Município de Palmela de 602 mil 771 euros, valor que engloba, também, equipamento informático, mobiliário escolar e material didático.
Aquele estabelecimento de ensino integra, como valências, uma sala polivalente para a prática de várias expressões e para atividades físico-motoras, refeitório e biblioteca escolar, duas áreas exteriores de recreio distintas, para o pré-escolar e 1º. ciclo e áreas complementares de apoio, designadamente, sala para os docentes e atendimento, balneários e instalações sanitárias.
A obra foi comparticipada pelo Feder, no âmbito do PORLisboa 2020 - Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa. Prioridade de Investimento 10.5 – Investimentos na Educação.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela

Comentários