Palmela adere à semana da mobilidade de 16 a 22

Este mês caminhe para um mundo melhor dentro do concelho 

De 16 a 22 de Setembro,  a Câmara de Palmela vai, uma vez mais, aderir à Semana Europeia da Mobilidade. Vai realizar-se um conjunto de iniciativas e atividades, como por exemplo, debates informativos e uma caminhada, com o objetivo de sensibilizar "os cidadãos para o impacto ambiental, económico e de saúde que as suas decisões diárias de mobilidade influenciam", conta a autarquia em nota de imprensa enviada à ADN-Agência de Notícias.  A edição deste ano, com o tema inspirador “Emissões Zero, Mobilidade para todos”, pretende dar "especial destaque à importância de um acesso a transportes zero emissões e à promoção de uma mobilidade autónoma", refere ainda o município de Palmela. 
Palmela promove a vida saudável  no seu território 

Do programa, destaca-se a realização de dois debates, abertos à comunidade: no dia 17, em Palmela, sobre o “Regime Jurídico do Transporte Público e a nova rede de transportes no Concelho de Palmela” e dia 18, em Pinhal Novo, sobre “Mobilidade Suave e Urbanismo Tático”, onde se fará a apresentação dos planos e medidas que a autarquia já está a implementar nesta matéria.
Além de ações de sensibilização, recorde-se que o município "tem investido na mobilidade sustentável e na acessibilidade, através de intervenções e medidas permanentes que procuram promover deslocações mais ecológicas. É o caso do projeto Hub 10 - Plataforma Humanizada de Conexão Territorial - Concelho de Palmela (Troços Nascente e Sul Estrada dos Quatro Castelos) que compreende a requalificação do eixo de comunicação intermunicipal na conurbação urbana entre a EN379 e a EN10, articulando diferentes meios de transporte devidamente interligados com interfaces de transporte público, visando a melhoria das deslocações pendulares".
A segunda fase deste intervenção - que inclui o reperfilamento da faixa de rodagem, um novo enquadramento paisagístico, a criação de uma via para peões e ciclistas e de caixas e abrigos para transportes públicos rodoviários, criando um interface em torno da EN10 e das estações ferroviárias da Penalva e de Coina - "deverá começar ainda este ano e prevê-se a sua conclusão em 2021", aponta a Câmara de Palmela. A obra está inscrita no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano - Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável. 
Outros exemplos de intervenções da autarquia nesta matéria, são a "remodelação do Jardim José Maria dos Santos, articulação com o antigo Largo da Mitra, em Pinhal Novo Sul (a primeira fase já se encontra concluída) e a Ligação do Largo adjacente à Rua Infante D. Henrique (antigo Largo da Mitra) à zona central de Pinhal Novo, cujo concurso para a obra está a decorrer", diz a autarquia.
A Semana Europeia da Mobilidade é uma iniciativa promovida a nível nacional pela Agência Portuguesa de Ambiente. O programa de atividades no concelho conta com a organização da Câmara de Palmela.


Programa:
Estórias da Mobilidade - Hora do Conto

Hora do Conto alusiva ao tema da mobilidade, promovida pelo Serviço Educativo da Divisão de Bibliotecas e Património Cultural e dirigida ao 1.º ciclo do ensino básico.
Veja em: www.cm-palmela.pt

16 a 22 Setembro
OAU'tocarro - Energia Sustentável
Durante a Semana da Mobilidade, o biodiesel produzido com os Óleos Alimentares Usados recolhidos no Município ajuda a abastecer os autocarros e outras viaturas da frota municipal.

16 a 22 Setembro
Curtas “A Mobilidade”

Apresentação de clips/curtas metragens sobre o tema mobilidade em locais de atendimento ao público (edifício dos Paços do Concelho) e em www.cm-palmela.pt

16 a 22 Setembro
Condução de bicicleta em meio urbano

Divulgação de vídeo com conselhos/boas práticas para o uso da bicicleta e a circulação na estrada em segurança e com confiança.
Veja em: www.cm-palmela.pt

16 a 22 Setembro
Boas práticas em Eco-condução

Divulgação de conselhos/boas práticas sobre eco-condução, que permitam usar o automóvel de forma mais eficiente e económica.
Consulte informação em: www.cm-palmela.pt

17 Setembro | 21h00 | Auditório da Biblioteca Municipal de Palmela
Debate “Transporte público rodoviário-Que oferta para o Concelho de Palmela?”

Nota: face às restrições que possam vigorar à data de evento, por motivos de saúde pública, a iniciativa poderá decorrer em formato on-line

18 Setembro | 21h00 | Auditório Municipal de Pinhal Novo
Debate “Mobilidade ativa e opções de urbanismo tático”

Apresentação dos planos e medidas que o Município já está a implementar nesta área
Nota: face às restrições que possam vigorar à data de evento, por motivos de saúde pública, a iniciativa poderá decorrer em formato on-line

20 Setembro | 9h00 | Rua Agostinho da Silva (junto ao campo de futebol do Quintajense), Quinta do Anjo
Caminhada Desportiva “Semana Europeia da Mobilidade”
Destinatários: > 6 anos
Tipo de percurso: circular
Distância: 6,7 km
Duração prevista: 3h00
Inscrição obrigatória e limitada ao n.º de participantes de acordo com a restrições em vigor à data
Info./insc.: 212 336 636 | desporto@cm-palmela.pt

16 a 22 Setembro
"Mobilidade para todos"- Peça de teatro

Divulgação de vídeo de uma performance do grupo de teatro local "Teatro da Vila" sobre a mobilidade inclusiva.
Veja em: www.cm-palmela.pt

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários