Ostras foram pérolas em semana de sabor em Setúbal

O melhor sabor da ostra esteve à prova no Mercado do Livramento

Uma degustação comentada, com uma série de pratos especiais servidos, no dia 13, no Mercado do Livramento, em Setúbal, assinalou o encerramento da Semana da Ostra, evento que colocou aquele molusco em destaque nas ementas dos restaurantes de Setúbal. Nuno Ferreira, da Exporsado, produtora que organizou a iniciativa em parceria com a Câmara Municipal, dinamizou a degustação especial, na qual participaram 21 pessoas, lotação imposta pelas medidas de contenção da pandemia, o que levou a que mais de seis dezenas de interessados não pudessem marcar presença.
Degustação comentada em Setúbal 

A importância da ostra na economia local e uma resenha histórica sobre esta indústria no concelho de Setúbal foram temas abordados na sessão de degustação comentada pelo responsável da Exporsado, um dos principais produtores da região.
Ostra ao natural, com lima, leite de coco, chutney de manga e salicórnia, ao vapor, à Bulhão Pato, ao alhinho e com sabayon de Moscatel de Setúbal foram as seis receitas servidas durante o encontro, que assinalou o desfecho desta semana gastronómica.
Entre os dias 4 e 13, com os apoios da Docapesca e da Makro, 25 restaurantes do concelho incluíram nas ementas pratos especialmente preparados com ostra como ingrediente principal.
"A iniciativa faz parte da estratégia da Câmara de Setúbal de promoção da gastronomia local a partir de ingredientes típicos e de excelência no concelho", diz a autarquia.
De 2 a 11 de Outubro decorre nova ação gastronómica, desta feita a Semana do Choco. Tudo bons motivos para se "deliciar" nas mesas dos melhores restaurantes da cidade.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal

Comentários