Moita assinala Dia da Ecologia no Sítio das Marinhas

A história ribeirinha do concelho contada nas antigas salinas do sal 

Para assinalar o Dia da Ecologia a Câmara da Moita promove uma visita guiada no Sítio das Marinhas, dirigida ao público em geral, a 16 de Setembro, das 9h30 às 11 horas. A visita é gratuita, com inscrição obrigatória até dia 10 de setembro, através do email do evento, devendo indicar o nome, o número de pessoas, um contacto telefónico e no campo assunto “Visita Sítio das Marinhas”. Lembre-se que já este ano, a autarquia concebeu um percurso interpretativo entre a vila da Moita e o Gaio–Rosário onde foram recentemente colocadas seis estruturas informativas que permitem, de forma autónoma, o acesso a um maior conhecimento da história e do património. Trata-se de uma iniciativa integrada no "projeto de valorização do património ribeirinho do concelho designado Moita Património do Tejo", explica a autarquia da Moita.
Moita mostra o melhor do seu património 

O Sítio das Marinhas - Centro de Interpretação Ambiental é "um local privilegiado para observação de flora e avifauna do estuário do Tejo, sendo de muito fácil acesso ao visitante", diz a autarquia em comunicado. 
As salinas, embora construídas pelo homem, "funcionam como habitat complementar à extensa zona entremarés, atraindo várias espécies de aves", diz ainda a Câmara da Moita.  Estas antigas salinas foram reativadas como "projeto educativo e de sensibilização ambiental, contando também um pouco da história da humanização do território e da exploração de sal que durante anos caracterizou a atividade económica da terra", sublinha a autarquia. 
O Sítio das Marinhas é um equipamento que salienta a identidade ribeirinha, dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelo município da Moita "no âmbito do Projeto Moita Património do Tejo". Através desta visita guiada, o visitante ficará a conhecer melhor o funcionamento das salinas e a ecologia do Estuário do Tejo.
O Dia da Ecologia surgiu em 2016, para celebrar o 150º aniversário da criação do conceito de Ecologia. Desde 2017 que a promoção deste dia está a cargo da Sociedade Portuguesa de Ecologia, em associação com a Federação Europeia de Ecologia. 
A Sociedade Portuguesa de Ecologia tem-se dedicado ao lançamento anual da iniciativa que, em Portugal, conta com o Alto-Patrocínio da Comissão Nacional da Unesco.

Moita e Gaio-Rosário com percurso natural no Tejo
Já este ano, a autarquia concebeu um percurso interpretativo entre a vila da Moita e o Gaio–Rosário onde foram recentemente colocadas seis estruturas informativas que permitem, de forma autónoma, o acesso a um maior conhecimento da história e do património.
A Capela do Rosário, o Estaleiro Naval do Gaio, o Moinho de Maré da Quinta do Rosário, a Oficina de Velas e Ferreiro Naval, o Moinho de Vento do Gaio e Sítio Arqueológico do Gaio, o Pátio do Rosário e os Fornos de Cal são apresentados nestas estruturas com informação em português e inglês. Ainda há um itinerário interpretativo do Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos e reabilitação da exposição permanente do Sítio das Marinhas.
Trata-se de uma iniciativa integrada no "projeto de valorização do património ribeirinho do concelho designado Moita Património do Tejo", explica a autarquia da Moita.
A colocação das referidas estruturas é a última intervenção da candidatura “Valorização do Património Ribeirinho e promoção do cluster da Náutica de Recreio”, financiada pela União Europeia, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa.
Esta candidatura "incluiu a construção de um novo ancoradouro no cais setecentista da Moita, que possibilita a expansão das atividades náuticas fluviais, o reforço da estrutura do Moinho de Maré da Quinta da Freira, assim como o reforço da rede de percursos pedestres e cicláveis", diz a Câmara da Moita.
O percurso foi ainda enriquecido pela criação de "um itinerário interpretativo do Estaleiro Naval de Sarilhos Pequenos e reabilitação da exposição permanente do Sítio das Marinhas – Centro de Interpretação Ambiental que reabrirá ao público logo que possível", conclui a Câmara da Moita.

Agência de Notícias com Câmara da Moita 

Comentários