Moita presta homenagem coletiva no Dia do município

“Solidariedade é o cimento de uma sociedade mais justa e mais desenvolvida”

Num ano atípico, a Câmara da Moita assinalou o Dia do Município, a 15 de Setembro, com uma cerimónia pública diferente, realizada na Praça da República, na Moita, que ficou marcada pela homenagem coletiva a todos quantos “nos momentos mais duros do combate à pandemia, quando o isolamento se impôs como regra, a tornar desertas as nossas ruas e as nossas praças” nunca pararam e “garantiram com isso os serviços e as funções essenciais ao bem-estar da comunidade”, não deixando, nas palavras do presidente da Câmara Municipal, “confinar a humanidade”. Rui Garcia, reafirmou, na sua intervenção, que o que marca este ano tão diferente “é a força coletiva e o espírito comunitário que demonstram ser o elemento fundamental da vitalidade de qualquer comunidade”. 

Moita comemorou dia do município 


O autarca justifica, deste modo, o facto deste ano não haver, como habitualmente, homenageados individuais, mas sim um reconhecimento a “centenas de milhares de trabalhadores que demonstraram o seu brio, a sua dedicação, a sua competência e a sua consciência e, por entre dificuldades e riscos, fizeram o que foi necessário para que os bens, os serviços e os apoios não faltassem à população e à economia”.
Rui Garcia começou por referir os profissionais de saúde, “que são afinal os protagonistas mais óbvios quando o que está em causa é a Saúde Pública”, mas acrescentou que “muitos outros setores não pararam e asseguraram as respostas necessárias à normalidade possível do quotidiano, correndo riscos num período em que a generalidade se resguardava”, nomeadamente “aqueles que o fizeram por entrega voluntária à sua comunidade, na Rede Social, que foi chamada a esforço acrescido, nos Bombeiros Voluntários, no movimento associativo ou nas autarquias, muitos foram os que demonstraram como a solidariedade não é uma palavra vã, mas sim o cimento em que tem de assentar a sociedade humanista, mais justa e mais desenvolvida que ambicionamos e pela qual trabalhamos”.
A lista dos profissionais que não pararam é extensa e por isso, disse Rui Garca, “impossível de aqui referir por inteiro. São muitos os setores que não suspenderam a atividade: a produção e o comércio de bens essenciais, a energia e telecomunicações, os transportes de mercadorias e alguns transportes públicos, as forças de segurança, as residências de idosos, as escolas, muito micro e pequenas empresas… e a lista poderia continuar”.
O autarca agradeceu ainda a todos os funcionários da Câmara da Moita. “Uma referência é devida aos trabalhadores da autarquia, designadamente da higiene e salubridade, das águas e do saneamento, mas também da proteção civil, dos mercados, do atendimento, da segurança no trabalho e da medicina do trabalho, do refeitório, dos assuntos sociais, entre outros. Mas importa sublinhar que ainda em maio se iniciou o regresso integral ao trabalho na autarquia, que desde então voltou a assegurar integralmente as suas variadas funções, criando as medidas de segurança e reorganização necessárias para garantir a defesa da saúde dos trabalhadores, dos utentes e da população em geral”.
Em todos estes setores, sublinhou o autarca, “existem milhares de trabalhadores que residem ou trabalham no nosso concelho e é para eles que é dedicada a homenagem do Município neste ano de 2020. Uma homenagem coletiva a todos aqueles que, não tendo nunca parado, deram o melhor de si mesmos para garantir o normal possível nos complexos tempos que nos coube viver”, concluiu o presidente da autarquia.
Nesta cerimónia, um trabalhador da Câmara da Moita, a convite do presidente, descerrou, simbolicamente, uma placa com a inscrição “Aos heróis do quotidiano, protagonistas destas terras notáveis do Concelho da Moita”, que será o tema de uma peça artística a instalar num local público do concelho, no próximo ano.
A iniciativa contou ainda com um momento musical protagonizado pela fadista moitense Milene Candeias.

Agência de Notícias com Câmara da Moita 

Comentários