Autarca de Almada diz que iria viver para o Bairro Amarelo

Autarca elogia “vista maravilhosa” do bairro social. Joana Mortágua criticou a afirmação no Twitter

A autarca de Almada afirmou que o município tem o "privilégio de ter bairros sociais em espaços absolutamente maravilhosos" e que "qualquer bairro social da margem norte tem inveja". As declarações já foram criticadas pela deputada Joana Mortágua. A presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, do Partido Socialista, afirmou esta segunda-feira que não se importaria de ir viver para o Bairro Amarelo, também conhecido como Bairro do Pica Pau Amarelo, já “amanhã”. A autarca falava na reunião pública ordinária da Câmara de Almada, na qual foi aprovada a "alteração simplificada da Reserva Ecológica Nacional no Porto Brandão" (Trafaria), na zona do Lazareto. As declarações da autarca eleita pelo PS já suscitaram críticas. A deputada do Bloco de Esquerda, Joana Mortágua, publicou um excerto da reunião na sua página de Twitter. “Qualquer comentário é redundante”, afirma.
Autarca não se importava de "viver" no Pica Pau Amarelo

A presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, do Partido Socialista, afirmou esta segunda-feira que não se importaria de ir já “amanhã” viver para o Bairro Amarelo, “com aquela vista maravilhosa”. A autarca falava na reunião pública ordinária da Câmara de Almada, na qual foi aprovada a alteração simplificada da Reserva Ecológica Nacional no Porto Brandão (Trafaria, Caparica), na zona do Lazareto.
Inês de Medeiros disse estar a trabalhar em conjunto com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana para retirar o aspecto de gueto do bairro, frisando que “não há territórios para ricos e outros para pobres”. Elogiou também o município que lidera pelo trabalho que tem feito na reconstrução habitacional.
“Almada tem este privilégio de ter bairros sociais em espaços absolutamente maravilhosos, com uma vista invejosa. Qualquer bairro social da margem Norte tem inveja. Eu própria amanhã iria viver para o bairro do Pica Pau Amarelo com aquela vista maravilhosa”, disse.
A afirmação da autarca foi criticada pela deputada Joana Mortágua, do Bloco de Esquerda, na rede social Twitter. “A presidente da Câmara de Almada acha que os moradores dos bairros sociais são uns privilegiados pela ‘vista-rio’ e até diz que não se importava de mudar para o Bairro Amarelo. Isto enquanto justifica a aprovação de um hotel de cinco estrelas no Porto Brandão. Qualquer comentário é redundante”, escreveu a deputada eleita por Setúbal.
O Bairro Amarelo é um bairro de habitação social localizado perto da Costa da Caparica. Foi considerado um bairro sensível pela PSP devido aos seus problemas de criminalidade recorrentes.
Apesar da vista, o Bairro Amarelo "tem problemas de insegurança e falta de condições nas casas", queixa-se uma moradora de Almada, que desafia a presidente, Inês Medeiros a viver no bairro.

Comentários