Tampas de contentores substituídas em Alcochete

Amarsul melhora rede de ecopontos recicláveis

O largo Barão de Samora Correia, em Alcochete, acolheu uma ação de sensibilização da Amarsul para o reforço da rede de ecopontos recicláveis. A autarquia está em conjunto com a Amarsul a proceder à "substituição das tampas de ambos os contentores de 1.100 litros, amarelos e azuis, por outras com aberturas maiores que facilitam a deposição dos resíduos recicláveis", explica a Câmara de Alcochete.  A colocação das novas tampas teve início no final de Julho e irá continuar durante as próximas semanas de Agosto. "A alteração permite ainda que se realize a correta separação dos resíduos e que o número encaminhado para os aterros diminua", diz ainda a autarquia ribeirinha. 
Amarsul quer melhorar recolha de resíduos 

“Este é um passo importante que foi dado no ano passado pela Amarsul com a colocação desta contentorização. No primeiro semestre de 2019, aumentámos em cerca de 34 por cento a recolha seletiva e prevê-se que Alcochete atinja uma capitação anual de 54 quilogramas por habitante, ficando acima da meta prevista para o ano de 2020”,  informou o vereador Pedro Lavrado, responsável pelo Pelouro da Higiene Urbana, que agradeceu à população de Alcochete pela colaboração. A autarquia está atenta aos pedidos dos munícipes e considera imperioso o aumento das recolhas semanais.
Sandra Silva, presidente da Comissão Executiva da Amarsul considera que a população está mais atenta e motivada para a correta separação dos resíduos urbanos, e alertou para a poluição causada por materiais como o plástico. “Alcochete tem a dimensão ótima para fazer um teste piloto porque corresponde a um circuito de recolha completo e esperamos conseguir chegar às pessoas”, acrescentou a presidente da Comissão.
O teste piloto começou no concelho de Alcochete e será alargado a outros concelhos após um período de avaliação. O projeto é cofinanciado pelo Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e visa aumentar as quantidades de resíduos urbanos recicláveis separados na origem.

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 

Comentários