Surtos de covid-19 no distrito de Setúbal estão "controlados"

PSD questiona Governo sobre resposta à covid-19 em Setúbal

O PSD entregou na Assembleia da República uma pergunta ao Governo sobre a resposta à pandemia de covid-19 do Centro Hospitalar de Setúbal. O principal partido da oposição refere que naquele distrito, segundo relatos de profissionais de saúde, foram até agora detectados 76 infetados e registados dois óbitos no Centro Geriátrico. Recorde-se que, no distrito de Setúbal, Agosto tem sido o mês mais problemático em relação a casos de covid-19. Num lar do Barreiro, onde quatro utentes morreram continuam a registar-se 32, 27 dos quais residentes e cinco funcionários. Na última sexta-feira estavam três utentes internados. Na Costa de Caparica, em Almada, havia, no final da semana passada, 20 infetados: 13 utentes e sete funcionários, segundo informação da Junta de Freguesia. Toda a população do lar foi já testada. E apesar de estarmos em pleno verão, os surtos no distrito não param. Dois restaurantes na freguesia do Carvalhal, concelho de Grândola, foram encerrados, no espaço de uma semana, devido a um surto de covid-19, que infetou mais de 22 pessoas em Grândola e Alcácer do Sal.
PSD preocupado com meios humanos e técnicos e Setúbal 

Na pergunta dirigida à ministra da Saúde, Marta Temido, e assinada em primeiro lugar pelo deputado Nuno Carvalho, eleito por Setúbal, os social-democratas interrogam se o Centro Hospitalar de Setúbal tem os meios humanos e materiais necessários.
“Em particular o espaço físico das salas de espera que é necessariamente maior devido ao distanciamento social, o material de protecção para os profissionais de saúde são adequados para o actual contexto?”, questionam.
Do mesmo modo, é perguntado sobre se o número de profissionais, dado o período de férias até ao fim do próximo mês de Setembro e atendendo aos entretanto infectados, é o adequado. E, ainda, se está previsto o reforço de meios humanos para o Hospital de São Bernardo, além das equipas de urgência.
Os deputados do PSD interrogam, também, “que plano existe para evitar lacunas nos serviços de onde estão a sair profissionais de saúde para prestar apoio suplementar ao Hospital de São Bernardo”.
Por fim, questionam sobre o cumprimento das normas da Direcção-Geral de Saúde, se foram dadas indicações preventivas à população da comunidade e se existem solicitações para a abertura de novas vagas para profissionais de saúde e quantas estão por preencher.

Surto da Costa de Caparica controlado
Na Costa de Caparica, em Almada, havia, no final da semana passada, 20 infetados: 13 utentes e sete funcionários, segundo informação da Junta de Freguesia. Toda a população do lar foi já testada.  Trata-se de um lar privado e é a quarta instituição do género com casos de covid-19 no concelho de Almada.
Segundo o presidente da Junta, desde finais de Junho que uma equipa multidisciplinar tem visita periodicamente os lares enquanto uma outra acompanha as pessoas infetadas.
Neste último caso, isso acontece tanto para apoio psicológico, como para verificar se está a ser cumprido o isolamento determinado pelas autoridades de saúde.
No lar da Costa de Caparica, os utentes infetados encontram-se num único piso, separados dos restantes idosos.

Agência de Notícias
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários