Sesimbra vai requalificar Mata da Vila Amália

Recuperar um dos espaços verdes mais simbólicos da vila

A Câmara de Sesimbra aprovou a abertura do concurso público para requalificação da Mata da Vila Amália. O objetivo é "recuperar e reavivar um dos espaços verdes mais simbólicos da vila", diz a autarquia.  A intervenção incide numa área com cerca de 12 mil metros quadrados, que se estende, em declive, desde a Praceta João Pereira Ramada Crespo e o Largo dos Bombeiros Voluntários, até ao pavilhão gimnodesportivo e Piscina de Sesimbra, junto à Avenida da Liberdade. A operação representa um investimento elegível na ordem dos 530 mil euros, cofinanciados em 50 por cento por fundos comunitários. 
Sesimbra investe na requalificação da Mata da Vila Amália 

No essencial, a obra engloba, explica a Câmara de Sesimbra, "a melhoria dos acessos entre as zonas alta e baixa, bem como da ligação ao Largo 2 de Abril, que irá ser requalificado posteriormente, a reorganização dos caminhos pedonais existentes, a instalação de mobiliário urbano, nomeadamente bancos, mesas de piquenique, papeleiras, bebedouro e parque de bicicletas, bem como a construção de uma área de lazer e de um parque infantil com equipamentos para pessoas com mobilidade condicionada, junto ao gimnodesportivo".
Serão também construídos muros de suporte de terras em várias zonas, para estabilizar os taludes.
Estas intervenções serão "acompanhadas pela valorização da mancha florestal, com a plantação de árvores e de espécies de arbustos autóctones, o que ajudará a diversificar a mata do ponto de vista ambiental, estabilizar os solos e melhorar a infiltração das águas. A irrigação será feita por um sistema que assegurará o fornecimento de água de forma controlada", conta a autarquia.
A operação representa um investimento elegível na ordem dos 530 mil euros, cofinanciados em 50 por cento por fundos comunitários, no âmbito de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal, ao Portugal 2020.
Para além de contribuir para a requalificação urbanística da principal entrada da vila, a "concretização desta operação, da qual resultará o maior espaço de lazer na freguesia de Santiago, é mais um exemplo da preocupação da Câmara Municipal em criar áreas para a comunidade no concelho, cujo exemplo mais recente é o Parque Augusto Pólvora, na Maçã, inaugurado em 2017", conclui a câmara de Sesimbra.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra 

Comentários