Sardinha é rainha em semana gastronómica em Setúbal

Sardinha gourmet promoveu festival em 49 restaurantes de 24 de Julho a 2 de Agosto 

O chef Mauro Loureiro visitou no dia 17 o Mercado do Livramento para escolher produtos típicos da região, entre eles sardinha, que confecionou de imediato, no âmbito de uma ação promocional da Semana da Sardinha, em Setúbal. A sardinha domina as ementas dos restaurantes do concelho entre 24 de Julho e 2 de Agosto, numa semana gastronómica que inclui ainda uma degustação comentada, no último dia, na Casa da Baía, em Setúbal. Há 49 restaurantes aderentes, cada um a apresentar ementas gastronómicas específicas, tendo sempre por base este pescado tradicional da costa sadina. 
Sardinha vai reinar em Setúbal até 2 de Agosto 

Na incursão pelo Mercado do Livramento, Mauro Loureiro escolheu uma variedade de produtos, entre os quais cenouras, abóboras, rabanetes, pimentos, beterraba, coentros, pão do Faralhão e sardinhas pescadas ao largo de Setúbal.
Os produtos selecionados deram origem a um torricado de sardinha com molho de espinhas. O prato gourmet foi confecionado pelo chef na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, numa ação de promoção da Semana da Sardinha, que pode ser vista em breve nos canais online da Câmara Municipal de Setúbal.
A Semana da Sardinha decorre entre 24 de Julho e 2 de Agosto, com a participação de 49 restaurantes do concelho. Durante o festival, cada espaço aderente apresenta ementas gastronómicas especificas, tendo por base este pescado tradicional da costa sadina.
Durante a “Semana da Sardinha”, as sugestões vão desde os pratos mais típicos, como a versão assada, até às receitas mais elaboradas, sugestivas de diferentes degustações do peixe.
"A iniciativa, inserida no leque de ações associadas à gastronomia e com grande tradição em Setúbal, constitui um incentivo de promoção de produtos da região e de dinamização da restauração local", diz autarquia em nota de imprensa. 

49 restaurantes onde a sardinha será rainha dos pratos 
Os espaços de restauração 490 Taberna STB, A Barreira, A Casa do Peixe, Adega do Zé, Água Salgada, Antoniu’s, Baluarte do Rio, Bombordo, Café com C, Cais 56, Calha Bem, Casa Morena, Churrasquinho do Sado, Copa d’Ouro, Ferribote, Forno da Lotta e Ivo Mar integram a semana gastronómica.
Outros espaços aderentes ao certame são os restaurantes Mar Azul, Nova Taberna O Pescador, Novo 10, Novo Capote, O Alface, O Batareo, O Convés, O Douradinho, O Escondidinho, O Nau, Restaurante Pescador 2, O Petisco, O Praxedes, O Ramila, O Tavira, Restaurante Oficina do Peixe, Peixe no Largo, Restaurante Pinga Amor 2, Rebarca e Restaurante Baía.
A lista de restaurantes inclui, igualmente, o Restaurante Barmar, Restaurante Novo Lídia, Restaurante Velho Lídia, Restinguinha, Ribeirinha do Sado, Sangue na Guelra, Solar do Marquês, Taberna de Azeitão, Tasca do Toninho, Tasca Xico da Cana, Tasca Kefish e Verde e Branco.
No último dia do certamente, 2 de Agosto, a chef Maria João Patronilho, da Siso Gastronomia Artesanal, promove uma degustação comentada gratuita na Casa da Baía, às 18 horas, com produtos selecionados e fornecidos pela Docapesca.
A realização deste evento carece de inscrição prévia, até ao dia 29 de Julho, pelo e-mail gape@mun-setubal.pt.
O número de participantes na degustação comentada é limitado, de acordo com as normas estabelecidas pelas autoridades de saúde.
A Semana da Sardinha é organizada pela Câmara de Setúbal e pela Docapesca, no conjunto de ações concertadas pela marca Setúbal Terra de Peixe, com apoio da Makro.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários