Montijo deu início ao projeto “Voluntários à Janela”

Plano para combater o isolamento social dos seniores do concelho

"Voluntários à janela" é um projeto da Câmara do Montijo, que procurou saídas para combater o isolamento e continuar a acompanhar os mais idosos. A Academia Sénior, que em tempos de pandemia está sem atividades, resolveu sair do espaço fechado e fazer-se à estrada. Palavras de ânimo e esperança que matam as saudades, sempre com muita animação e música pelo caminho. Técnicos da autarquia, com o apoio de voluntários, estão a visitar alunas e alunos dos projetos de Envelhecimento Ativo [academia sénior] com o objetivo de "combater o isolamento social dos seniores", diz a autarquia. A iniciativa está no terreno, levando, para além de "palavras amigas e confortantes, bons conselhos". Os idosos, que receberam sebentas sobre a quarentena, máscaras e as respetivas bolsas mostraram- se satisfeitos com as visitas dos voluntários.
Voluntários andam pela cidade para confortar idosos 

Este projeto surgiu da necessidade que os alunos dos projetos de Envelhecimento Ativo têm demonstrado em conversar, de se relacionar com outras pessoas e na realização de algumas tarefas, às quais deixaram de ter acesso, desde que foram aconselhados pela Direção-Geral da Saúde a ficar em casa, o que, por sua vez, leva ao isolamento social.
Para que os alunos possam "manter algumas das suas atividades, são levados até eles, livros, jogos cognitivos, ferramentas digitais e outros materiais que se considerem pertinentes", diz a Câmara do Montijo. 
É, ainda, fomentada a "comunicação e a convivência entre os técnicos dos projetos de Envelhecimento Ativo" e ou voluntários e os alunos, "sendo privilegiada a estimulação cognitiva e o sentido crítico".
As conversas com estes alunos abordam, essencialmente, os temas da atualidade (pandemia, quarentena, covid-19, entre outros…), tendo o cuidado de fazer chegar aos alunos apenas as informações consideradas relevantes e essenciais nesta área, dotando-os de atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental.
Para segurança de todos são "cedidas máscaras aos técnicos da autarquia e aos voluntários, mantendo-se as regras de distanciamento social" definidas pela Direção-Geral de Saúde em relação aos alunos dos projetos de Envelhecimento Ativo.
Se quiser ser voluntário deste projeto entre em contacto com a Divisão de Desenvolvimento Social e Promoção da Saúde, Rua José Joaquim Marques n.º 124 2870-348 Montijo, Telefone 21 232 77 39, E-mail: ddsps@mun-montijo.pt .

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários