Marcha pelo emprego esta sexta-feira em Setúbal

Seixal e Almada registam maior número de desempregados no distrito 

A União dos Sindicatos de Setúbal organiza, nesta sexta-feira, uma Marcha Pelo Emprego na cidade do Sado para exigir emprego com direitos e medidas de apoio para os 9.244 trabalhadores despedidos desde Fevereiro no distrito de Setúbal. A Marcha pelo Emprego, que terá início às 10 horas junto à Segurança Social e que segue em direção ao Centro de Emprego de Setúbal, pretende também denunciar o despedimento de milhares de trabalhadores precários, que não beneficiaram dos mecanismos de proteção do emprego, como lay-off, para minimizar os efeitos da pandemia covid-19.
Marcha decorre na manhã desta sexta-feira 


“Só no complexo industrial da Autoeuropa em Palmela, que inclui a fábrica da Volkswagen e dezenas de empresas do parque industrial, estimamos que tenham sido despedidos cerca de dois mil trabalhadores precários”, disse à agência Lusa Luís Leitão, coordenador da União dos Sindicatos de Setúbal.
Segundo o dirigente sindical, no final do passado mês de maio já havia um total de 41.567 desempregados no distrito de Setúbal, o que corresponde a um aumento de 28,6 por cento num período de três meses.
De acordo com os dados da União dos Sindicatos de Setúbal, o concelho do Seixal teve o maior aumento do número de desempregados no distrito, tendo atualmente um registo de 7.870 desempregados, a que se segue o concelho de Almada com 7.690 trabalhadores no desemprego.
A hotelaria, turismo e serviços, ainda de acordo com a União dos Sindicatos de Setúbal, foram os setores mais afetados, em termos de emprego, pela pandemia covid-19 no distrito de Setúbal.

Agência de Notícias com Lusa

Comentários