Dá um Gosto ao ADN

sexta-feira, 31 de julho de 2020

LNEC ajuda a reabilitar Centro Histórico de Palmela

Esforço de proteção e valorização do património edificado do centro histórico da vila

No âmbito da estratégia municipal de reabilitação urbana, a Câmara de Palmela estabeleceu uma parceria com o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil para realização de um estudo dos revestimentos exteriores dos edifícios do Centro Histórico da Vila de Palmela. A colaboração, explica a Câmara de Palmela à ADN-Agência de Notícias tem "como objetivo a realização de um estudo sobre os revestimentos exteriores dos edifícios". Para além desta colaboração com o LNEC, a autarquia "tem vindo a promover um conjunto de medidas de incentivo e a aprofundar o conhecimento sobre este núcleo urbano, desde a malha urbana ao pequeno pátio, dos monumentos mais relevantes às casas mais humildes, e que se revelam essenciais à compreensão da história local". 
LNEC estuda edifícios do centro histórico 


Lugar de história e muitas histórias, as casas da "velha Palmela" registem à erosão do tempo. Neste estudo, explica a autarquia,  "já foi possível identificar algumas patologias mais comuns e elencar um conjunto de recomendações que podem ajudar na escolha de melhores soluções para a execução de revestimentos em alvenarias antigas".
De acordo com o município, “o diagnóstico das principais patologias identificadas apresenta como uma das causas mais relevantes a humidade de ascensão capilar, prendendo-se, em grande medida, com a morfologia do território".
Por outro lado, a situação de degradação destes edifícios está "igualmente marcada por intervenções de reparação e execução de novos rebocos, com recurso a argamassas de cimento que se têm mostrado com pouca durabilidade, potenciando, em muitos casos, ao reaparecimento e agravamento das patologias existentes", revela a Câmara de Palmela.
“Reunindo informação útil sobre quais as soluções que apresentam uma maior durabilidade, tendo em conta as condições do território, as conclusões deste estudo são também, por isso, uma mais-valia para profissionais e particulares que pretendam recuperar e reabilitar os edifícios no centro histórico”, lê-se na mesmo comunicado.
Para além desta colaboração com o LNEC, a autarquia “tem vindo a promover um conjunto de medidas de incentivo e a aprofundar o conhecimento sobre este núcleo urbano, desde a malha urbana ao pequeno pátio, dos monumentos mais relevantes às casas mais humildes, e que se revelam essenciais à compreensão da história local e ao esforço de protecção e valorização do património edificado”.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

0 comentários:

Publicar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010