Incubadora cria mais postos de trabalho no Barreiro

Autarquia reabilita antiga fábrica de refinação de azeite para incubadora de empresas 

Um ano depois da Câmara do Barreiro ter anunciado a intenção de criar uma incubadora de empresas, designada por Startup Barreiro, no edifício da antiga fábrica de refinação de azeite, no parque empresarial da Baía do Tejo, e em virtude de atrasos provocados pelo surgimento da pandemia covid-19, foi recentemente aprovado o contrato de arrendamento que torna possível esta vontade do município e que estará em vigor durante os próximos 20 anos, a partir deste mês. Rui Braga, vereador do Planeamento, Gestão Territorial e Equipamentos, destaca “os 68 locais e postos de trabalho que incluem salas de formação, de reuniões, convívios”, entre outros, permitindo que o Barreiro possa “ter um equipamento ao dispor da cidade” e da “nossa juventude”.
Autarquia recupera património e cria emprego 


Em Junho de 2019, o município do Barreiro anunciava a intenção de criar uma incubadora de empresas no edifício da antiga fábrica de refinação de Azeite, cuja área é de 997 m2, situado nos terrenos da Baía do Tejo. “Uma ideia que não só permite a reabilitação e regeneração deste edificado, como apoia o desenvolvimento económico empresarial, e permite a abertura de um novo território para usufruto dos barreirenses, que até à data se encontra abandonado”, segundo avançou na altura, Rui Braga, vereador do Planeamento, Gestão Territorial e Equipamentos.
O lançamento desta instalação de uma incubadora de empresas, tinha a expetativa de avançar no primeiro trimestre deste ano, mas contingências da pandemia, fizeram com que o contrato de arrendamento entre a Câmara do Barreiro e a Baía do Tejo, para instalação da Startup Barreiro, fosse recentemente aprovado, por unanimidade, em reunião pública de Câmara.
A convergência de vontades, no seguimento de uma política de promoção e apoio ao desenvolvimento de atividades e à realização de eventos relacionados com a atividade económica de interesse municipal, fez com que fosse possível este contrato de arrendamento com início a 1 de Julho de 2020 e termo a 30 de Junho de 2040 (em vigor nos próximos 20 anos).
Segundo explicou Rui Braga, “a adjudicação deste contrato com a Baía do Tejo, é o último passo administrativo para que se possa concluir o processo e iniciar obra, que visa dotar o edifício devoluto, de condições, para que se possam instalar projetos e ideias inovadoras”.

Criação de 68 postos de trabalho para pensar a cidade 
No total, o autarca sublinha os “68 locais e postos de trabalho que incluem salas de formação, de reuniões, convívios, etc. Vamos ter um equipamento ao dispor da cidade que vai permitir manter a nossa juventude no Barreiro, a pensar no nosso concelho”, realçou o autarca. 
“Penso que com este projeto conseguimos fazer algo que nos pode fazer distinguir neste tema das incubadoras de empresas e ser verdadeiramente estruturante”, garante
Para Rui Braga, “a existência do Politécnico na cidade, o apoio do Gabinete de Empreendedorismo da autarquia, liderado pelo vereador Bruno Vitorino, que está neste projeto desde a primeira hora, são mais valias que podem transformar positivamente este projeto”.
Disposta a incorporar o conceito da Startup Barreiro, está também a própria Baía do Tejo, que pretende participar no seu funcionamento, para que a incubadora dê frutos e possa ter futuro no Parque Industrial, de acordo com declarações do vereador.
Em suma, elogiou, “é um projeto cheio de vantagens onde conseguimos ter um circuito com o nosso Politécnico, a incubadora, o parque industrial, onde conseguimos criar emprego, manter os jovens na cidade e ter um produto 'made in Barreiro' com qualidade, ao mesmo tempo que crescemos em território, para dentro do Parque Empresarial, requalificando uma parcela de terreno e um edifício que também estava ao abandono”. 
Investimento esse que fez questão de relembrar, foi tido em consideração no montante das rendas a serem cobradas, ao longo dos próximos 20 anos, ao município.

Agência de Notícias com Câmara do Barreiro 

Comentários