Skates já ‘voam’ em novo parque em Setúbal

Algodeia terra mãe dos desportos radicais na cidade 

O Skate Parque de Setúbal, novo equipamento desportivo instalado na zona da Algodeia, investimento de 150 mil euros criado com o envolvimento e participação ativa da comunidade skater local, foi inaugurado na tarde de dia 30 de Maio.  “A abertura deste skate parque constitui a conclusão de uma etapa do trabalho de auscultação e participação que temos vindo a realizar com os jovens do nosso concelho nos últimos anos”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.
Equipamento desportivo inaugurado no sábado 


O Skate Parque de Setúbal, com cerca de 850 metros quadrados, é direcionado a todos os níveis de utilizadores, dos iniciantes aos experientes, e projetado para uma utilização mista no que respeita às diferentes variantes desta prática desportiva, dando particular atenção ao street skate.
No equipamento, a funcionar há mais de dois meses, estão contempladas várias zonas técnicas que simulam diferentes elementos urbanos, como escadas, muretes, corrimões e rampas, incluindo uma “bowl”, uma espécie de bacia que permite treinar movimentos convexos.
Maria das Dores Meira realçou que este novo recinto desportivo “resulta de um processo exemplar de democracia participativa, que, além de decisores políticos, envolveu ativamente a comunidade skater local”, com todo o parque a ser “desenhado por e com os jovens, em conjunto com o projetista Francisco Lopez”.
Este equipamento materializa um investimento da ordem dos 150 mil euros, a cargo do Grupo Supera, resultado de contrapartidas financeiras assumidas a propósito da construção, em curso, do Complexo Desportivo Municipal Supera Setúbal, na Praça de Portugal.
“Este novo equipamento da cidade está preparado para receber amantes de modalidades mais radicais como o skate, o BMX e os patins em linha, mas também para servir de nova área de convívio e socialização para outros jovens e famílias”, frisou a autarca.
A inauguração oficial do recinto direcionado para a prática de desportos radicais contou com a presença de representantes da comunidade skater local, como Francisco Perdigão e Pedro Castanheira, que enalteceram a qualidade do parque e agradeceram à autarquia o investimento realizado.
A presidente do município anunciou ainda que o terreno envolvente ao Skate Parque de Setúbal será requalificado, acrescentando à zona “ainda maior qualidade urbana”, intervenção associada à obra de regularização do troço final da Ribeira da Figueira, para prevenção de cheias.
Com o novo skate parque, em conjunto com o campo de râguebi igualmente existente na zona da Algodeia, “também esta entrada da cidade ganha nova e qualificada configuração, constituindo mais um passo no processo de afirmação do concelho”, vincou Maria das Dores Meira.
A inauguração do Skate Parque de Setúbal esteve originalmente agendada para o dia 15 de Março, no âmbito das comemorações locais do Mês da Juventude, tendo sido adiada em virtude da evolução da crise sanitária provocada pela pandemia da covid-19.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários