Setúbal disponibiliza máscaras à população

Máscaras reutilizáveis podem ser levantadas a partir desta terça-feira nas juntas de freguesia 

A Câmara de Setúbal disponibiliza gratuitamente, a partir desta terça-feira, máscaras reutilizáveis, para dotar a população de um equipamento de proteção individual obrigatório na luta contra a propagação da Covid-19. Esta iniciativa resulta de uma decisão da presidente do município, Maria das Dores Meira, após parecer das autoridades de proteção civil e saúde, reforçada com as recentes medidas do Estado de Calamidade, que impõe o uso de máscara em espaços coletivos fechados como supermercados, repartições públicas, transportes públicos e pequeno comércio. As máscaras serão distribuídas em todas as juntas de freguesia do concelho e na loja Coisas de Setúbal. 
Máscaras passam a ser obrigatórias nos transportes 

As máscaras, que constituem um adicional às preocupações de distanciamento físico e social, higienização das mãos e etiqueta respiratória, ficam disponíveis a partir de terça-feira, dia 5 de Maio, na Loja Coisas de Setúbal, edifícios das juntas de freguesia de São Sebastião, União das Freguesias de Setúbal, Azeitão, Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra e na Junta de Freguesia do Sado. 
As máscaras, segundo a autarquia sadina, são entregues "mediante a apresentação de comprovativo de morada, como fatura de água ou eletricidade ou renda". 
O município avaliou a possibilidade de distribuição dos kits de máscaras nas caixas do correio, mas "o desperdício previsto por existirem habitações devolutas e espaços comerciais ou empresas levou à adoção do modelo de levantamento em pontos de entrega acessíveis e para quem de facto necessita deste complemento de apoio à proteção individual", diz a autarquia gerida pela CDU.
As máscaras comunitárias escolhidas por Setúbal para a concretização deste projeto de apoio à população, certificadas pelo Citeve, "devem ser lavadas a uma temperatura superior a 60 graus", informa a autarquia.
Segundo a autarca, a decisão de adquirir e distribuir máscaras reutilizáveis à população foi tomada na sequência da recomendação da Direção-Geral de Saúde para o "uso generalizado de máscara em espaços coletivos fechados, como supermercados e transportes públicos", a par das preocupações de distanciamento social, higienização das mãos e outras medidas de prevenção da propagação do coronavírus que provocou a pandemia da covid-19.
Segundo a Câmara de Setúbal, as máscaras comunitárias escolhidas pelo município, que serão distribuídas nas juntas de freguesia do concelho (num kit com três unidades), "permitem uma maior rentabilidade e durabilidade do que as descartáveis, em concreto mais de meia centena de lavagens numa utilização diária máxima de sete horas".
A Câmara de Setúbal adianta ainda que metade das 80 mil máscaras são produzidas por uma "empresa que comercializa máscaras certificadas pela Direção-Geral de Saúde" e as outras 40 mil, em tecido tnt, pelas costureiras do grupo de voluntariado `Solidariedade Entre Linhas´.

Agência de Notícias

Comentários

Enviar um comentário