Seixal aprova medidas de apoio às famílias e empresas

Autarquia baixa preço da água, reforça investimento público e doa um milhão de máscaras 

A Câmara do Seixal aprovou diversas medidas de apoio às famílias e às empresas do concelho, tendo em conta o período difícil que se vive devido à pandemia de covid-19. Foram ainda aprovadas várias obras, afirmando também a prioridade da autarquia na concretização do necessário investimento público. O presidente da autarquia, Joaquim Santos, referiu que “estas medidas de apoio às famílias, empresas e a concretização de investimentos são importantes para podermos apoiar a população, ao mesmo tempo que reforçamos o investimento público, como sinal de retoma da economia”. A redução da tarifa de água, saneamento e resíduos dos utilizadores domésticos, faz parte de um quadro de acção da autarquia que contempla ainda a isenção de rendas em espaços comerciais públicos municipais. Durante este mês, os habitantes do Seixal vão receber máscaras de proteção de forma completamente gratuita. As máscaras serão oferecidas pela Câmara Municipal, que anunciou que vai distribuir cerca de um milhão de unidades destes dispositivos de proteção. 
Autarquia oferece máscaras à população 

A Câmara do Seixal aprovou um conjunto de medidas de apoio às famílias e empresas do concelho para este período pandémico. Na reunião de Câmara desta semana, por videoconferência, o executivo aprovou ainda várias obras, afirmando também a prioridade da autarquia na concretização do necessário investimento público.
Na mesma reunião foi ratificada a aprovação de um despacho em que a autarquia avançava com diversas medidas, entre as quais a suspensão da cobrança e isenção das taxas relativas à ocupação de espaço público a estabelecimentos comerciais, a isenção de pagamento de rendas dos arrendatários que estão em espaços comerciais dentro de equipamentos municipais que se encontram encerrados, bem como o diferimento do pagamento de rendas para aqueles que não se encontram nestas situações.
Mantém-se ainda o diferimento do pagamento de rendas de habitação social, a isenção de pagamento de rendas da Incubadora de Empresas Baía do Seixal, assim como foi deferido o pagamento mensal do Parque de Estacionamento Municipal de Miratejo.
Outra das medidas é a redução da tarifa de água, saneamento e resíduos dos utilizadores domésticos, que poderá atingir uma redução de 40 por cento e ainda o alargamento do desconto da tarifa social da água de 50 para 65 por cento.
A autarquia gerida pela CDU aprovou também um conjunto de apoios em várias áreas que totaliza mais de 58 mil euros – protocolo com a Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas, no valor de 10 mil euros, a comparticipação financeira de 8500 euros à Associação de Amigos do Pinhal do General para apoio aos seus projectos culturais; apoio à Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Torre da Marinha, no valor de 27 mil euros para aquisição de uma viatura para transporte de utentes e bens alimentares; comparticipação financeira à Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal, de 4920 euros, e de 7050 euros à Associação Unitária de Reformados e Idosos de Amora, para apoio a um protocolo com o Hospital Garcia de Orta.
Vai também avançar a abertura de concurso para a instalação de equipamentos de jogos e recreio no Parque Urbano do Seixal, no valor de 161 mil  750 euros a abertura de concurso para a reabilitação do espaço público do bairro social do Fogueteiro, no valor de 304 mil euros, a abertura de concurso para o rebaixamento de passadeiras no valor de 283 mil 800 euros, o apoio de 1909 euros à continuação das obras da sede social e Espaço Memória Albano Narciso Pereira do Núcleo do Seixal do Sporting Clube de Portugal.

Autarquia disponibiliza um milhão de máscaras à população 
Durante o mês de Maio, os habitantes do Seixal vão receber máscaras de proteção de forma completamente gratuita. As máscaras serão oferecidas pela Câmara Municipal, que anunciou que vai distribuir cerca de um milhão de unidades destes dispositivos de proteção.
A notícia foi dada pela própria autarquia no Seixal Boletim Municipal. Segundo a informação avançada, as máscaras serão colocadas em todas as caixas de correio dos munícipes com contratos de água domésticos.
De acordo com a Câmara do Seixal, "a medida foi tomada como forma de reforçar a indicação da Direção-Geral da Saúde, que recomenda a utilização de máscaras como medida suplementar de proteção individual contra a propagação do novo coronavírus".
A autarquia salienta ainda que a "distribuição das máscaras assume uma maior relevância neste mês de Maio, já que está previsto o desconfinamento da maior parte da população". Por isso, sublinha a autarquia, os cuidados na proteção individual deverão ser redobrados.
Esta iniciativa faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela Câmara do Seixal para combater a covid-19, e que representam um reforço do orçamento global do município em cerca de três milhões de euros.

Agência de Notícias

Comentários