Pré-escolar regressa com desinfeção semanal em Setúbal

Câmara e Juntas de Freguesia preparam salas do pré-escolar para reabrir a 1 de Junho 

A Câmara de Setúbal, com o apoio das juntas de freguesia, está a desenvolver uma operação de larga escala de desinfeção de todos os estabelecimentos de ensino públicos pré-escolar do concelho, que reabrem na próxima segunda-feira, dia da criança.  De acordo com uma nota da autarquia, "o regresso das crianças ao pré-escolar público é feito com todas as condições de segurança e, para isso, o município não poupou esforços, tendo dinamizado um alargado conjunto de ações de desinfeção, interiores e exteriores, nos 17 equipamentos de ensino público pré-escolar do concelho". 
Desinfeções decorrem todas as semanas nas escolas 

Nesta matéria, a autarquia procedeu à limpeza, desinfeção e higienização de todos os estabelecimentos de ensino público pré-escolar, tanto as áreas exteriores como as interiores. No caso dos espaços interiores, é utilizado um processo de ozonização, que não liberta substâncias nocivas para a saúde.
Estas desinfeções, explica a autarquia sadina, "continuam durante o mês de Junho em todos os equipamentos do pré-escolar público, em ações conduzidas semanalmente e direcionadas para os espaços exteriores, dinamizadas pela Câmara Municipal com o apoio das juntas de freguesia".
Assim, a Junta de Freguesia de Azeitão assume as desinfeções nos jardins de infância de Vendas de Azeitão, de Casal de Bolinhos e da Brejoeira, enquanto a Junta de Freguesia de São Sebastião garante as desinfeções nos jardins de infância das Manteigadas e do Bairro da Conceição.
A Junta de Freguesia do Sado trata do jardim de infância do Faralhão, à Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra cabe o jardim de infância de Gâmbia e à União das Freguesias de Setúbal compete a desinfeção dos jardins de infância do Viso e das Amoreiras.
No âmbito desta operação a decorrer durante o mês de Junho, compete à Câmara Municipal a "desinfeção dos jardins de infância dos Arcos, de São Gabriel, da Azeda, da Bela Vista, do Peixe Frito, do Bairro Afonso Costa, do Montalvão e Luísa Todi", inúmera a autarquia.
Para preparar o regresso do pré-escolar, naquela que é mais uma das fases do plano gradual de desconfinamento do Estado de Calamidade, foram ainda desenvolvidas "reuniões com assistentes operacionais desta valência de ensino e também com as direções de todos os agrupamentos de escolas do concelho", sublinha o documento.
Os assistentes operacionais do município afetos às valências de pré-escolar, em formação, pela Marinha Portuguesa, sobre procedimentos relacionados com a desinfeção para proteção contra a covid-19.
"Em todos os estabelecimentos de ensino pré-escolar público estão a ser entregues aos funcionários do município a desempenhar funções nessas escolas equipamentos de proteção individual, como bibes, viseiras, máscaras, aventais de plástico e luvas", diz a autarquia na mesma nota.
Nesta iniciativa são ainda reforçados os materiais e produtos de limpeza e desinfeção nos jardins de infância, com a distribuição de esfregonas, baldes, panos, caixotes lixos, sacos lixo, borrifadores, álcool gel, lixívia e desinfetante.
Além da distribuição destes materiais e equipamentos, a Câmara de Setúbal "tem vindo a reforçar a desinfeção e limpeza destes espaços, tanto no interior como no exterior".
As operações de desinfeção dos estabelecimentos de ensino público pré-escolar "prosseguem, semanalmente, em Junho, num esforço conjunto entre o município setubalense e as juntas de freguesia", aponta o documento.
As ações nestes estabelecimentos de ensino são enquadradas na estratégia municipal para combate à propagação da pandemia da covid-19, traduzida, nos últimos meses, num esforço para limpeza, desinfeção e higienização de todo o concelho.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários