Palmela entrega equipamentos informáticos às escolas

Autarquia dá computadores com acesso à rede e hot spots a alunos 

Já teve início, na Escola Hermenegildo Capelo, em Palmela, a entrega de computadores, no âmbito do reforço do equipamento informático nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho que a Câmara de Palmela está a assegurar, para facilitar o ensino à distância. No total, o município vai disponibilizar aos Agrupamentos de Escolas de Palmela, José Maria dos Santos (Pinhal Novo) e José Saramago (Poceirão) 30 computadores com acesso à rede e 45 hot spots. "Este reforço já fazia parte do plano municipal e, no âmbito das medidas para fazer face à pandemia da covid-19, foi alargado e antecipado", disse a autarquia em nota enviada à ADN-Agência de Notícias.
Computadores já chegaram às escolas 

A autarquia começou a colocar em prática o seu plano para “facilitar o ensino à distância” aos alunos que frequentem “o 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho”, através “do reforço do equipamento informático”. A primeira oferta ocorreu na passada sexta-feira, “na Escola Hermenegildo Capelo, em Palmela”, na qual foram “entregues computadores”, refere a autarquia.
A medida, integrada “no plano municipal e no âmbito das medidas para fazer face à covid-19”, abrange, também, a entregue de “30 computadores com acesso à rede e 45 hot spots”, repartidos pelos “Agrupamentos de Escolas de Palmela, José Maria dos Santos”, em Pinhal Novo, “e José Saramago”, no Poceirão. Para o efeito, vão ser oferecidos “12 computadores ao Agrupamento de Escolas de Palmela e 11 ao José Saramago”, enquanto que os hot spots vão ser atribuídos “ao Agrupamento José Maria dos Santos”.
Este reforço acabou por ser “alargado e antecipado” devido à propagação da nova pandemia, pois os alunos do 1.º ao 9.º ano de escolaridade, para além de serem acompanhados pelos seus professores através de diversas plataformas online, devem acompanhar, também, as aulas transmitidas na telescola.
A autarquia procedeu, ainda, à entrega de um “aparelho de TDT, para permitir o ensino à distância a dois irmãos, em território rural, e solicitou o reforço da rede móvel às operadoras de telecomunicações”, para que estes possam ter acesso às respectivas plataformas, sublinha a mesma nota. 
Para além destes equipamentos, também ao Centro Jovem Tejo “foram cedidos sete computadores portáteis usados, cujo software está a ser instalado pela instituição para uso dos seus utentes”.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários