Centro de Saúde de Sesimbra pronto em 2022

Nova unidade de saúde vai permitir dar resposta a 11 mil e 400 utentes

A Câmara de Sesimbra já adjudicou a construção da Unidade de Saúde de Sesimbra que vai substituir a atual Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, que funciona há largas décadas em instalações da Santa Casa da Misericórdia, no Largo 5 de Outubro, e que apresenta diversas lacunas. "A obra de mais de dois milhões de euros tem um prazo de execução de 550 dias e vai servir mais de 11 mil e 400 utentes para além dos utilizadores sazonais", diz a autarquia.
Nova unidade de saúde é desejada há anos 

A obra está orçada em cerca de 2,3 milhões de euros e tem um prazo de execução de 550 dias. Os encargos da obra são repartidos pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo – Ministério da Saúde, que comparticipa até ao limite de 950 mil euros, pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com cerca de 579 mil euros, ao abrigo de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal ao Portugal 2020, e pelo próprio orçamento da autarquia, com uma verba que poderá ser superior a 800 mil euros.
Para além da comparticipação financeira, a autarquia disponibilizou o terreno com cerca de 2200 metros quadrados, no morro do Calvário, desenvolveu o projeto, dinamizou o procedimento concursal, e vai assegurar o acompanhamento e fiscalização da obra.
O equipamento, que deverá estar concluído em 2022, vai ter perto de 1300 metros quadrados, e vai incluir as valências de Unidade de Saúde, Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados e Unidade de Cuidados na Comunidade e Unidade de Saúde Pública.
A nova unidade de saúde vai permitir dar resposta a 11 mil e 400 utentes inscritos, bem como ao fluxo de potenciais utilizadores sazonais", explica a Câmara de Sesimbra.
A solução encontrada para esta unidade de saúde permitirá, diz a Câmara de Sesimbra, "substituir a atual Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, que funciona há largas décadas em instalações da Santa Casa da Misericórdia, no Largo 5 de Outubro, mas que que atualmente apresenta diversas lacunas".

Agência de Notícias

Comentários