Dá um Gosto ao ADN

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Bibliotecas de Setúbal e Azeitão voltaram a abrir

Bibliotecas reabrem ao público com muitas regras apertadas em tempo de pandemia

Os serviços centrais e polos da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, assim como a Biblioteca de Azeitão, reabriram ao público na quarta-feira, 13 de Maio, com normas especiais de funcionamento e limitação de valências devido à pandemia de covid-19. "Com vista à segurança e proteção de todos, é obrigatório o uso de máscara e a desinfeção das mãos à entrada de todos os equipamentos, cujas regras de utilização são também mais apertadas", diz a autarquia.  A leitura de publicações periódicas só é possível em formato digital, enquanto os computadores disponibilizados nestes equipamentos municipais só podem ser utilizados consecutivamente durante uma hora.
Bibliotecas com novas regras em tempo de pandemia 


Destaque, igualmente, para "a redução do número utilizadores em simultâneo nos diversos espaços, incluindo as zonas de atendimento, salas de leitura de adultos, áreas infantojuvenis e galerias expositivas, de forma a respeitar a norma de distanciamento físico", explica a autarquia sadina em comunicado.
No que respeita a pertences pessoais, como malas, mochilas ou documentos de trabalho, é possível aos utilizadores levarem-nos para as salas de leitura, embora em sacos de plástico transparente.
"A leitura presencial nas salas de leitura tem a duração máxima de uma hora e o acesso livre às estantes não é permitido, devendo os utentes solicitar aos funcionários os documentos pretendidos", lembra a mesma nota.
Os empréstimos são permitidos e têm a duração alargada a 15 dias. Já aquando das devoluções, os documentos devem ser entregues dentro de sacos de plástico transparente.
As regras especiais definidas pela Câmara de Setúbal dizem respeito aos serviços centrais da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, bem como aos polos da Bela Vista e de São Julião e à Biblioteca de Azeitão.
"As valências do serviço educativo da Biblioteca, como as animações de leitura, permanecem suspensas em regime presencial, sendo as mesmas dinamizadas em formato online", relembra a autarquia.
No dossier sobre a covid-19, disponível aqui, foi ainda criado o projeto Biblioteca em Casa, que disponibiliza livros em formato digital, gratuitamente.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

0 comentários:

Publicar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010