Barreiro avançou com reabertura de vários serviços

Regresso à normalidade com muitas "novas regras" nos locais públicos 

A Câmara Municipal do Barreiro está, desde segunda-feira, a levantar algumas das medidas de confinamento instaladas devido à pandemia de covid-19. Há serviços municipais a reabrir, assim como lojas, coletividades e até cemitérios. Celebrações religiosas continuam proibidas. Lojas, esplanadas e coletividades reabrem, mas com novas regras. O Parque da Cidade já reabriu mas o parque de merendas da Mata da Machada continua interdito aos visitantes. O Barreiro é um dos municípios do distrito de Setúbal com mais doentes com o novo coronavírus. Tinha 172 pessoas infetadas, nesta segunda-feira, uma subida de 15 casos no fim de semana.
Barreiro começou a desconfinar 

Entre os serviços que reabrem conta-se o Balcão Único do município, que, no entanto, só "funcionará através de atendimento telefónico ou depois de marcação prévia", diz a autarquia. Também os cemitérios municipais irão funcionar com marcação antecipada e deixando entrar um número máximo de pessoas que será estabelecido quando da marcação.
Todas as lojas que possuam uma porta para a rua e que tenham uma área superior a 400 metros quadrados "poderão reabrir desde que sejam cumpridas as determinações de higienização, ocupação, permanência e distanciamento físico emanadas pela Direção-Geral de Saúde", explica o município.
Do mesmo modo é permitida a reabertura das esplanadas, desde que, uma vez mais, sejam cumpridas as determinações legais para a sua utilização. Esta mesma autorização é concedida a clubes, coletividades, associações e entidades de movimento associativo, as quais ficam igualmente sujeitas ao cumprimento das regras já enunciadas.
A Câmara do Barreiro determinou ainda a reabertura do estacionamento do Parque da Cidade, que encerra às 23 horas.
Interditos continuam o Parque de Merendas da Mata Nacional da Machada, assim como a realização de qualquer celebração de cariz religioso ou evento de culto que implique uma aglomeração de pessoas, incluindo velórios.
O Barreiro é um dos municípios do distrito de Setúbal com mais doentes com o novo coronavírus, com  172 pessoas infetadas nesta segunda-feira, uma subida de 15 casos no fim de semana.

Agência de Notícias

Comentários