Alcochete cancela Festas tradicionais do concelho

Pandemia "atira" festas do Barrete Verde, de São Francisco e Samouco para 2021 

Depois de Sesimbra, Almada, Pinhal Novo, Montijo, Grândola e Setúbal, foi a vez de Alcochete anunciar que, este ano, não se realizá festas populares no concelho. Assim, as Festas do Barrete Verde, umas das mais importantes do distrito - que decorrem em Agosto, foram canceladas pela autarquia. As Festas do Samouco e de São Francisco também foram adiadas para 2021. O anúncio foi feito na página que o município administra na rede social Facebook. A autarquia agradeceu, na mesma nota, às comissões organizadoras das festividades “a tomada prudente de decisão”, lembrando que prevaleceu a consciência de que não existia outra alternativa. "A saúde das pessoas é, neste momento, o mais importante", lembra a autarquia liderada pelo socialista Fernando Pinto.
Alegria das festas só volta em 2021 

Em 2020 não há no concelho ribeirinho do Tejo, as tradicionais festas e romarias populares. Haverá a falta dos bailaricos, dos coiratos no pão, das noites longas com sardinhas e toiros, do  barulho típico dos carrosséis e do cheiro das farturas mas, diz a autarquia de Alcochete, "o mais importante neste momento são as pessoas e a sua segurança". É assim em tempo de uma pandemia.   
Assim, “para tempos excecionais, medidas excecionais! A Câmara de Alcochete informa a população residente no concelho, assim como os amigos e forasteiros que em grande número habitualmente nos visitam, durante o tradicional ciclo de festas que ocorrem no período de Maio a Agosto, nas freguesias de São Francisco, Samouco e Alcochete, que devido à pandemia covid-19, as Festas Tradicionais e Populares do concelho não se irão realizar”.
O município manifesta “total e incondicional apoio à Comissão de Festas de Confraternização Camponesa de São Francisco, à Comissão de Festas Populares do Samouco e à Direção do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, pelo trabalho desenvolvido e pela prudente tomada de decisão que a todos nos entristece, mas conscientes de que não existira outra alternativa”.
Deixa ainda a certeza de que “voltaremos mais fortes em 2021, por agora fiquem em casa, a saúde será sempre a prioridade!”

Agência de Notícias

Comentários