Palmela e Sesimbra só com testes à covid-19 em Setúbal

Centro de testes à covid-19 faz uma centena de exames por dia 

Os presidentes das câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra visitaram o novo centro de testes à covid-19, a funcionar na Escola Básica dos Arcos, com capacidade para realizar perto de noventa exames diários. Em complemento aos serviços já disponibilizados no Centro Hospitalar de Setúbal, o novo centro de testes à covid-19, a funcionar desde dia 15 transformou-se numa arma de combate à pandemia. Este é, por agora, o único centro de despiste à doença nos três municípios. Este reforço tem sido acompanhado por diversas autoridades locais, entre os quais os três autarquias da área do Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida – ACES Arrábida, e resulta da contratação do Laboratório Germano de Sousa por parte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, o que tem permitido aliviar a pressão crescente no Centro Hospitalar de Setúbal.
Centro de testes abrange munícipes de três autarquias

A presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, fez uma visita institucional ao equipamento, juntamente com os vereadores da Proteção Civil, Carlos Rabaçal, e da Saúde, Ricardo Oliveira, e com os autarcas de Palmela, Álvaro Amaro, e Sesimbra, Francisco Jesus.
Para a realização dos testes, é necessária uma triagem obrigatória através da Linha Saúde 24 e pelos médicos de família e, posteriormente, uma marcação prévia para o número de telefone do ACES Arrábida (966 501 091 ou 966 512 191).
Só depois deste procedimento é que os casos suspeitos são encaminhados para o centro de testes da Escola Básica dos Arcos.
O serviço, a funcionar diariamente entre as nove e as 13 horas e as 14 e as 18 horas, está a ser assegurado por uma equipa técnica e administrativa composta por cerca de vinte pessoas.
Nesta parceria, a autarquia sadina disponibiliza instalações, água, eletricidade, telefone e rede de internet e funcionários para atendimento e registo. Os restantes municípios cedem funcionários administrativos e o ACES Arrábida garante a segurança e limpeza e desinfeção das instalações. Já o laboratório contratado realiza as colheitas e os testes.
Para efetuarem o teste, os utentes estacionam em frente do equipamento escolar e aguardam pela sua vez, dentro dos próprios veículos. No portão, faz-se o controlo de entrada.
Dada a confirmação, dirigem-se para uma sala, que serve de posto para nova verificação de agendamento de teste e de preenchimento de dados pessoais. Dali passam para um pavilhão, onde se encontra uma equipa de dois profissionais de colheita.
Com uma zaragatoa introduzida no nariz, o teste fica terminado. Saem e dirigem-se a uma porta específica de saídas. A cadeira onde cada pessoa se sentou é devidamente desinfetada depois do exame. "Um circuito rápido, que dura aproximadamente entre cinco a dez minutos", garante a autarquia de Setúbal.
Os resultados são comunicados ao utente pelo Agrupamento dos Centros de Saúde Arrábida – ACES Arrábida, no máximo entre um a três dias depois.

Centro recebe população de três municípios 
De referir que a escolha da escola dos Arcos para receber o novo centro de testes à covid-19, da responsabilidade da Autoridade de Saúde Nacional, em consonância com o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, é justificada, entre outras razões, pela localização e pelas condições disponíveis. Assim, o centro serve toda a população de Setúbal além de grandes centros urbanos de Pinhal Novo, Quinta do Anjo, Quinta do Conde, Sesimbra e Palmela, além dos residentes das zonas rurais dos três concelhos.
Em situações de emergência e no âmbito da ativação do Plano Municipal de Emergência de Setúbal, podem ser requisitados meios e recursos, públicos e privados, para fazer face às necessidades das mais variadas ocorrências.
Neste plano, consoante o tipo de acontecimento, estão previstos edifícios, entre os quais, numa primeira linha, escolas e pavilhões gimnodesportivos do concelho, aptos para a instalação dos mais variados equipamentos para dar resposta a um vasto leque de necessidades.
Neste caso, a Autoridade de Saúde Nacional optou, tecnicamente, pela EB dos Arcos, decisão que foi apoiada pela autarquia, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, que cedeu as instalações daquele estabelecimento de ensino para criação do centro testes.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários